|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29245
|
Title: | A Educação nos Estabelecimentos Prisionais |
Authors: | Lopes, Nadia Nico, Bravo |
Editors: | Nico, Lurdes Pratas Nico, Bravo |
Keywords: | Educação de Adultos Reclusão Reintegração Social |
Issue Date: | 1-Dec-2020 |
Publisher: | De Facto Editores |
Citation: | NICO, Lurdes & NICO, Bravo (2020). Educação Alentejana. Santo Tirso. De Facto Editores |
Abstract: | Apesar de todos querermos viver num mundo sem qualquer tipo de criminalidade,
é extremamente utópico pensar que tal seja possível. Isto, porque é improvável que
todos os indivíduos consigam viver e conviver sem incumprir alguma das normas
que visam a salutar convivência na sociedade. Este incumprimento poderá levar os
infratores a ficarem sujeitos a penas e/ou medidas de privação de liberdade.
Dependendo da tipificação do crime, poderão existir alternativas à reclusão, como,
por exemplo, a vigilância eletrónica. Contudo, na maioria dos casos, o incumprimento
resulta numa privação de liberdade, com espaço e tempo bem definidos. Esta
medida é, ainda hoje, compreendida como sendo punitiva, quando, na realidade,
pretende-se que ela seja corretiva. Assim, o tempo em que o indivíduo se encontra
sujeito a medidas de privação de liberdade não pode ser encarado como ócio, mas
sim aproveitado para auxiliá-lo a (re)adquirir competências que permitam a sua
reintegração, de forma plena, aquando do regresso à sociedade.
Não se pode esquecer que, quando em situação de reclusão, o indivíduo apenas
perde, temporariamente, o direito à liberdade, mantendo todos os outros direitos.
Considerando este pressuposto, assim como a importância da educação na inte gração do Homem na sociedade, foi realizada uma investigação sobre as ofertas
educativas, no âmbito da educação (formal, não formal e informal) no interior de
três estabelecimentos prisionais, EP, do Sistema Judicial de Évora.
Considerando que a educação resulta de um processo de interação entre o objeto
e o sujeito, pretende-se que esta seja capaz de auxiliar o sujeito a desenvolver o
espírito crítico, assim como refletir sobre o mundo que o rodeia. Reconhecendo a
educação como a “arma” para a construção de um “novo” indivíduo, os EP desen volvem atividades que auxiliam o recluso a adquirir competências, considerando o
seu percurso individual. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29245 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|