|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27643
|
Title: | Grupos Balint e o desenvolvimento profissional contínuo na profissão médica |
Authors: | Fonseca, Rita Tavares dos Santos, Nuno Rebelo |
Editors: | Mónico, Lisete Carvalho, Carla Dias, D. Parreira, P. |
Keywords: | Grupos Balint Desenvolvimento Profissional Relação médico-doente Medicina |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Coimbra e Lisboa: FPCE-UC, ESEnfC e ISCSP |
Citation: | Fonseca, R., & dos Santos, N. R., (2019). Grupos Balint e o desenvolvimento profissional contínuo na profissão médica. In L. Mónico, C. Carvalho, D. Dias, & P. Parreira (Orgs.), Capital psicológico, estratégia e gestão na diversidade das organizações (pp. 301-343). Coimbra e Lisboa: FPCE-UC, ESEnfC e ISCSP. [ISBN 978-989-99775-4-9 |
Abstract: | A Humanização da saúde é hoje um desafio, da qual faz parte, entre outros, a relação médico-doente. A formação pré-graduada, a educação médica e o desenvolvimento profissional contínuo dos médicos são veículos privilegiados para a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e competências com impacto nesta relação. Os Grupos Balint (GBs), baseando-se na discussão de casos, permitem aos médicos trabalhar sobre a sua atividade relacional com os doentes, constituindo-se como processos de desenvolvimento profissional contínuo. A reflexão aqui apresentada é feita em torno de quatro pontos: (1) A evolução da medicina e dos paradigmas vigentes e os desafios que foram colocando à profissão médica e aos seus profissionais; (2) A educação médica contínua e o desenvolvimento profissional contínuo enquanto movimentos que nos permitem enquadrar os GBs como processos de desenvolvimento profissional; (3) A relação médico-doente (foco de trabalho dos GBs) e os diferentes modelos que a consubstanciam (com especial ênfase na abordagem centrada no paciente por ser a que enquadra o surgimento e desenvolvimento dos GBs); (4) O desenvolvimento de competências consideradas fundamentais na relação médico-doente, nomeadamente as competências emocionais e comunicacionais, que a literatura refere serem competências desenvolvidas no âmbito dos GBs. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27643 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros PSI - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|