Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27532

Title: Models for facilitation of teacher's professional development through video-supported collaborative learning
Authors: Ramos, José Luis
de Jong, Frank
Cattaneo, Alberto
Laitinen-Vaananen, Sirpa
Pedaste, Margus
Espadeiro, R. G.
Fialho, Isabel
Burns, Eila
Leijen, A.
Monginho, R.
Keywords: Aprendizagem colaborativa suportada no video
modelos de desenvolvimento profissional de professores
Issue Date: 2019
Publisher: Alberto
Citation: Ramos, J.L., de Jong, F., Cattaneo, A., Laitinen-Vaananen, S., Pedaste, M., Espadeiro, R.G., Fialho, I., Burns, E., Leijen, A. & Monginho, R. (2019) Models for facilitation of teacher's professional development through video-supported collaborative learning . Atas da XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2019 - Desafios da Inteligência Artificial. pp. 1045- 1064.
Abstract: O vídeo é um recurso usado muito frequentemente na vida dos cidadãos, através de dispositivos digitais, aplicações e plataformas como Youtube, Instagram, Facebook e WhatsApp, entre outras. No entanto, muito professores não sabem usar vídeos sistematicamente no ensino. A maioria dos professores não usa ferramentas de vídeo de forma a contribuir para o desenvolvimento do pensamento conceptual e das habilidades de resolução de problemas como competências relevantes para a vida profissional do trabalhador do conhecimento. No âmbito do projeto VISUAL, foi realizada uma revisão sistemática da literatura centrada no uso do vídeo como suporte à aprendizagem colaborativa. Dos resultados obtidos destacamos: as modalidades de uso do vídeo como suporte à aprendizagem colaborativa e à construção do conhecimento e os modelos de uso do vídeo como suporte à aprendizagem colaborativa reportados na literatura e usados em processos de educação e desenvolvimento profissional dos professores
URI: http://hdl.handle.net/10174/27532
Type: lecture
Appears in Collections:CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
atas_ch2019_Models for facilitation of teacher's professional development through video-supported collaborative learning.pdf640.2 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois