Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27275

Title: Bem-estar e vulnerabilidade ao stresse em estudantes do ensino superior.
Authors: Candeias, Adelinda
Alves, A.R.
Assis, C.
Fernandes, C
Dias, C.
Pereira, R.
Editors: Candeias, Adelinda
Keywords: Bem-estar
Vulnerabilidade ao stress
Estudante ensino superior
adaptação
Issue Date: 13-Dec-2019
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Candeias, A. A., Alves, A.R., Assis, C., Fernandes,C., Dias, C., & Pereira, R. (2019). Bem-estar e vulnerabilidade ao stresse em estudantes do ensino superior. In, A.A. Candeias, (Coord.). Desenvolvimento ao longo da vida: Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão (Cap. 8, pp. 148-162). Évora: Universidade de Évora.
Abstract: A entrada no ensino superior é habitualmente vista como uma etapa da vida que envolve novas oportunidades para os estudantes. Essa nova etapa está repleta de novos desafios e representa uma mudança, por vezes significativa, nos estilos de vida de cada estudante, bem como nas suas rotinas, exigindo que haja assim uma adaptação a estes novos ambientes. Num curto espaço de tempo, os estudantes vêem-se em situações desafiadoras e muito diferentes das que tinham enfrentado até então. Muitos são forçados a sair de casa e de perto das pessoas com quem sempre lidaram para irem para a universidade. São forçados a lidar com novos desafios, que podem constituir-se como ameaças ao seu bem-estar e novas fontes de stresse, para os quais nem sempre se consideram preparados. Entre os desafios mais comummente apontados têm sido referidos, p. exemplo, orientarem-se numa nova cidade, partilhar a habitação com colegas desconhecidos, perda da privacidade, gestão do dinheiro, gestão do tempo (Canha, 2009). Muitos são também confrontados com o facto de terem a liberdade e a autonomia que antes não tinham que lhes exige um reforçado sentido de responsabilidade, uma vez que, para a maioria dos estudantes, já não têm por perto um adulto que supervisione e regule as ameaças ao seu bem-estar. Assim sendo, neste capítulo propomos a caracterização do bem-estar e da vulnerabilidade ao stresse em alunos universitários, a frequentar a licenciatura, de forma a compreender quais os fatores que podem ameaçar o seu bem-estar e que podem despoletar o stresse e perceber o que, em contrapartida, os faz sentir bem consigo mesmos.
URI: https://www.academia.edu/41790228/DESENVOLVIMENTO_AO_LONGO_DA_VIDA_APRENDIZAGEM_BEM_ESTAR_E_INCLUS%C3%83O
http://hdl.handle.net/10174/27275
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
PSI - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
cap 8 Bem-estar-e-Vulnerabilidade-ao-Stress-em-Estudantes-do-Ensino-Supeior.pdf325.97 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois