Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27236

Title: Dançoterapia Integrativa – uma metodologia de intervenção em Comportamentos Agressivos”
Authors: Santos, Graça Duarte
Advisors: Biscaia, Constança
Leite, Teresa
Keywords: Dançoterapia
Metodologia
Integrativa
Terapias Expressivas
Comportamentos Agressivos
Issue Date: 6-Feb-2006
Citation: Santos, G.D.(2006). Dançoterapia Integrativa – uma metodologia de intervenção em Comportamentos Agressivos.(Unpublished Doctoral’s thesis). Universidade de Évora, Évora.
Abstract: O presente estudo investiga o impacto de uma metodologia multi-modal de Dançoterapia – Dançoterapia Integrativa – enquanto veículo de intervenção em indivíduos com comportamentos agressivos. Para tal foram desenvolvidos dois estudos: o primeiro centrado na formação dos agentes da intervenção, o segundo na intervenção com grupos de crianças e adolescentes. Numa primeira parte da investigação é feita a revisão bibliográfica e a articulação conceptual sobre as grandes áreas em estudo. Daí surge o pressuposto básico que serve de base ao trabalho: o recurso aos vários mediadores artístico-expressivos (principalmente à Dança) integrados através de uma abordagem corporal holística, é um veículo de modificação de dimensões internas do indivíduo com impacto no relacionamento interpessoal. Na segunda parte da investigação são desenvolvidos os dois estudos que a suportam. No primeiro é apresentada uma formação específica nesta metodologia, complementar à formação dos terapeutas. O estudo possibilita uma reflexão sobre o que deverá ser uma formação nesta área, evidenciando a importância do entrecruzamento de conteúdos teóricos e vivenciais em psicologia e saúde mental, nos múltiplos mediadores artístico-expressivos, acompanhados pelo desenvolvimento paralelo de processos dançoterapêuticos pessoais e práticas supervisionadas. No segundo estudo é conduzida uma intervenção em contexto escolar com crianças e adolescentes do 2º Ciclo do Ensino Básico, com acentuados comportamentos agressivos. Baseado na metodologia de Dançoterapia integrativa e com um projecto terapêutico específico, o estudo possibilita uma análise numa perspectiva ecológica de modificações ocorridas ao nível dos comportamentos agressivos, disposições pró-sociais e outras dimensões emocionais, cognitivas e comportamentais com eles correlacionadas. A análise conclusiva permite realçar um amplo desenvolvimento de todos os objectivos do programa, sendo privilegiada, na perspectiva externa (dos professores e pares), a diminuição de comportamentos agressivos e numa perspectiva interna (do sujeito) a promoção da empatia e confiança. Os resultados apontam para um percurso onde, partindo de uma abordagem mediatizada pelas expressões artísticas e integradas pelo corpo dançado, se verifica uma modificação na dimensão afectiva intra-individual, que parece estar na origem de modificações na disposição pró-social, com consequências na diminuição de comportamentos agressivos. Finalmente são desenvolvidas algumas reflexões sobre os aspectos comuns a estes dois estudos e que se reflectem na vivência da própria metodologia, suportando a sua proposta como prática inovadora no nosso país, para a intervenção com esta população.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27236
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:PSI - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
PhD Dançoterapia Integrativa - uma metodologia de intervenção em comportamentos agressivos.zip3 MBZipView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois