Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26356

Title: Ensino do português em Angola. Reflexões sobre os conteúdos literários dos programas do 2ª ciclo do ensino secundário
Authors: Pedro, Joaquim
Advisors: Mira, António Ricardo
Keywords: Reflexão
Qualidade
Ensino-aprendizagem
Conteúdo literário
Mudança social
Reflection
Quality
Teaching/learning
Literary content
Social change
Issue Date: 26-Nov-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Os programas de Língua Portuguesa, no Currículo do 2º Ciclo do Ensino Secundário (10ª, 11ª e 12ª, classes), visam responder às inovações indispensáveis no âmbito da reforma educativa em curso em Angola e contribuir para a reflexão crítica dos professores e alunos nos processos de mudança social. Pretendemos, com este trabalho, que tem por título ”Ensino do Português em Angola. Reflexões sobre os conteúdos literários dos programas do 2º Ciclo do Ensino Secundário” apresentar, neste âmbito, uma reflexão crítica sobre tais programas. Também queremos saber a percepção que alguns professores têm sobre os conteúdos literários de tais programas na dita cultura de participação e processos de mudança social. O trabalho terá duas partes e será desenvolvido em quatro capítulos (dois capítulos em cada parte), sendo o primeiro reservado para uma abordagem conceitual e uma reflexão crítica focada nas contribuições de alguns autores Dewey (1933); Zeichner (1981, 1993); Schön (1983, 1991) e Alarcão (2003, 2013) no processo de mudança no âmbito educacional e social; no segundo capítulo, pretendemos abordar a problemática do ensino da literatura (prosa/ textos narrativos) em Angola, na perspectiva dos pressupostos da nova Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino (Lei nº 17/16), sem escaparmos a uma análise reflexiva sobre os grandes desafios para uma educação e ensino de qualidade; no terceiro capítulo, apresentaremos a metodologia que poderá ser enquadrada numa investigação caracterizada como estudo empírico de abordagem mista (qualitativa e quantitativa); no quarto capítulo, serão analisados os dados do inquérito por questionário e outras informações pertinentes, à luz da análise documental dos normativos educativos angolanos, que serão discutidos, e serão apresentados resultados. Apresentaremos as conclusões do estudo, por referência aos objectivos da pesquisa; ABSTRACT: TEACHING OF PORTUGUESE IN ANGOLA. Reflections upon the literary contents of the Second Cycle of Secondary Education programmes The Portuguese Language programmes, in the Secondary School Curriculum (10th, 11th and 12th grades), aim to respond to the indispensable innovations within the educational reform underway in Angola and contribute to the critical reflection of teachers and students in the processes of the social change. We intend, with this work, entitled “Teaching of Portuguese in Angola. Reflections upon the literary contents of the Second Cycle of Secondary Education programmes” to present, in this context, a critical reflection on such programmes. We also want to know the perception that some teachers have about the literary contents of such programmes in the said culture of participation and processes of the social change. The work will have two parts and will be developed in four chapters (two chapters in each part), the first being reserved for a conceptual approach and a critical reflection focused on the contributions of some authors Dewey (1933); Zeichner (1981, 1993) Schön (1983, 1991) and Alarcão (2003, 2013) in the process of change in the educational and social sphere; In the second chapter, we intend to address the problem of the literature teaching (prose / narrative texts) in Angola, from the perspective of the assumptions of the new Basic Law of the Education and Teaching System (Law 17/16), without escaping a reflective analysis on the major challenges for quality education and teaching; In the third chapter, we present the methodology that can be framed in an investigation characterized as a mixed approach empirical study (quantitative and qualitative); In the fourth chapter, the survey data and other pertinent information will be analyzed, in the light of the documentary analysis of the Angolan educational standards, which will be discussed, and results will be presented. We will present the conclusions of the study by referring to the research objectives.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26356
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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