Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26150

Title: O ciclo do Temporale e Sanctorale em dois graduais quinhentistas do mosteiro de S. Bento de Cástris: A sua organização e intervenções posteriores
Authors: Henriques, Luís
Keywords: musicologia
música
Ordem de Cister
São Bento de Cástris
Gradual
Século XVI
cantochão
Issue Date: 21-Mar-2015
Citation: Henriques, Luís. "O ciclo do Temporale e Sanctorale em dois graduais quinhentistas do mosteiro de S. Bento de Cástris: A sua organização e intervenções posteriores". Seminário Internacional "Arte, Música e Devoção nos Mosteiros da Ordem de Cister", Universidade do Minho, Casa-Museu de Monção, 20-21 de março de 2015.
Abstract: No decurso do projecto de investigação “Orfeus – A reforma tridentina e a música no silêncio claustral: O mosteiro de S. Bento de Cástris” foram identificados treze livros de coro que pertenceram a este mosteiro cisterciense nos arredores de Évora. Entre estes livros, na sua maioria contendo a música para o Ofício, encontram-se dois graduais contendo o próprio da missa para os ciclos do Temporale e Sanctorale, os dois únicos livros do género pertencentes a S. Bento de Cástris. Realizados na primeira metade do século XVI, os manuscritos 34/1 e 32 estiveram em serviço no mosteiro eborense até ao século XVIII, altura em que foram reencadernados. São também aqueles que mais intervenções sofreram em consequência das várias reformas litúrgicas que foram ocorrendo na Ordem de Cister nos três séculos em que foram utilizados. A forma como estão organizados no âmbito da liturgia cisterciense e as sucessivas intervenções que neles ocorreram em consequência das várias reformas, com alterações e acrescentos, contribuem para uma melhor compreensão da história litúrgico-musical desta comunidade monástica eborense assim como o impacto que as reformas litúrgicas seculares tiveram no mundo monástico.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26150
Type: lecture
Appears in Collections:CESEM - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ciclo_gradual_temporal_castris.pdf8.37 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois