Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25818

Title: Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania
Authors: Pomar, Clarinda
Balça, Ângela
Magalhães, Olga
Conde, Antónia Fialho
Editors: Santos, M.T.
Baltazar, M.S.
Keywords: Igualdade de género
Cidadania
Oficina de formação
Estereótipos de género
Prática Pedagógica
Formação de docentes
Issue Date: 2019
Publisher: ULE Revistas
Citation: Pomar, C.; Balça, A.;Magalhães, O. e Conde, A. F. (2019). Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania. Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia, 14, 403-422
Abstract: A prevenção e eliminação dos estereótipos de género e do sexismo constitui-se como uma problemática de intervenção prioritária (European Council, 2018). O sistema educativo, em particular as práticas pedagógicas, desempenham um papel fundamental na construção dos princípios de cidadania e igualdade de género. É crucial que a formação contínua de docentes integre esta problemática, sensibilizando, fornecendo conhecimentos e desenvolvendo competências de intervenção eficazes. Neste artigo, pretendemos descrever a refletir sobre uma experiência de formação contínua de docentes que possibilitou o desenvolvimento de atividades e projetos de intervenção em contexto real de ensino. Começaremos por apresentar os pressupostos e a metodologia de formação e, em seguida, descreveremos e analisaremos criticamente alguns dos resultados das intervenções realizadas pelos/as docentes.
URI: http://revpubli.unileon.es/ojs/index.php/cuestionesdegenero/issue/view/384/showToc
http://hdl.handle.net/10174/25818
ISSN: 2444-0221
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Contributos igualdade.pdf402.44 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois