Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25297

Title: Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores.
Authors: Leal da costa, Conceição
Biscaia, Constança
Parra, Andrés Arguello
Editors: Hernandez, Francesc J.
Cardenal de la Nuez, María Eugenia
Keywords: Pesquisa biográfica
Narrativas
Formação de educadores/professores
Aprendizagem
Identidade
Issue Date: 2018
Publisher: Revista de Sociología de la Educación - RASE
Citation: Leal da Costa, C. Biscaia, C. & Parra, A. (2018). Aprender pensando sobre a própria vida – Um atelier biográfico na formação de educadores/professores. Revista de Sociología de la Educación - RASE 11(2), 258-279.
Abstract: Neste texto assumimos o quadro da pesquisa biográfica em Educação e a corrente das histórias de vida em formação, incluindo alguns estudos atuais neste campo. Partilhamos vivências, práticas e reflexões em torno de um ateliê biográfico de projeto (ABP) gerado e desenvolvido com onze estudantes durante o atual ano letivo, no período final da formação inicial de educadores/professores. Apresentamos os contornos do modelo de formação deste recente perfil profissional em Portugal, o processo associado à conceção do dispositivo pedagógico em si e como se tem desenvolvido em articulação com a concretização do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo na Universidade de Évora. Sustentando o ABP e testemunhando curiosidades e interesses iniciais, descortinamos algumas questões que nos moveram em busca de caminhos de construção de identidade(s). Para tanto, destacamos os conceitos de aprendizagem biográfica e de biographicity (Alleit & Dausien, 2000; Alleit, 2009) ou biograficidade em Delory-Momberger (2016), assim como o de ateliê biográfico de projeto proposto por (Delory-Momberger, 2016). Porque estamos na fase final, as considerações finais são narrativas emergentes de como em conjunto temos aprendido pensando sobre a própria vida. Terminamos sem concluir. Das releituras das narrativas biográficas escritas e das conversas que mantivemos nos momentos de encontro e partilha, anunciamos alguns aspetos onde ressalta(m) o(s) desejo(s) de ser educadora/professora em diferentes nuances e com voz. Advogamos que convocam reflexões sobre múltiplas identidade(s) em construção tendo em conta o processo, o contexto, o conhecimento e as pessoas em formação. Acompanhar e refletir em momentos de formação profissional universitária, pode ser um caminho que deixa carrilar projetos (d)e vida e identidades que se (re)constroem transgredindo posições e fomentando disposições.
URI: https://ojs.uv.es/index.php/RASE/article/view/12445
http://hdl.handle.net/10174/25297
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Leal da Costa, Biscaia & Parra (2018).pdf312.14 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois