Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22920

Title: Análise das necessidades das crianças com necessidades de apoio complexas e intensas nos parceiros europeus do projeto Enablin+
Authors: Candeias, A.
Portelada, A.
Carapeto, M. J.
Coelho, C.
Costa, N.
Editors: Lima-Rodrigues, L.
Rodrigues, D.
Pires, L. A.
Loureiro, M.
Keywords: Necessidades de apoio complexas e intensas
Inclusão
Qualidade de vida
Issue Date: 2017
Publisher: Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial
Citation: Candeias, A., Costa, N., Portelada, A. Carapeto, M.J., & Coelho, C. (2017). Análise das necessidades das crianças com necessidades de apoio complexas e intensas nos parceiros europeus do projeto Enablin+. In L. Lima-Rodrigues, D. Rodrigues, L. A. Pires e M. Loureiro (Eds.), Livro de Atas do V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - Educação, Inclusão e Inovação, Parte I – Textos Completos (pp. 280-296). Lisboa, Portugal: Pró-Inclusão.
Abstract: No presente estudo, desenvolvido no âmbito do projeto ENABLIN+, propomos uma análise das necessidades de apoio complexas e intensas de crianças e jovens, assim como das barreiras que se colocam à sua inclusão de acordo com as percepções dos profissionais que com elas trabalham. Utilizámos o questionário “Needs analysis questionnaire”, aplicando-o a profissionais (N=208) de todo o continente português, por forma a responder a duas questões de investigação: “Que caraterísticas apresentam as crianças com necessidades de apoio intensas e complexas?” e “Quais são as barreiras à sua inclusão?”. É importante conhecer as barreiras mais frequentes e quais as necessidades de apoio mais prementes por forma a desenvolver uma formação mais pertinente. Apesar da Convenção das Nações Unidas de 2006 para os Direitos das pessoas com deficiência garantir que os direitos das crianças com NACI devem ser cumpridos, verificamos que ainda há desafios a ultrapassar. O grau de inclusão varia de país para país na Europa. A Itália e Portugal serão dos mais inclusivos, em termos de medidas legislativas, onde a maioria das crianças está incluída na educação regular, porém os direitos destas crianças não são garantidos de igual forma, embora estejam em marcha diversas iniciativas orientadas para a implementação de modelos de intervenção centrados na qualidade de vida, na inclusão e na participação.
URI: https://vcongressopinandee.weebly.com
http://hdl.handle.net/10174/22920
Type: article
Appears in Collections:PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Candeias et al., 2017_texto completo.pdf720.74 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois