Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22396

Title: Perceções de suporte social e envolvimento na escola. Um estudo com adolescentes do 3º ciclo
Authors: Pestana, Catarina
Melo, Madalena
Editors: Veiga, F. H.
Pereira, A.
Carvalho, C.
Goulão, F.
Marinha, F.
Oliveira, I.
Faria, L.
Taveira, C.
Bahia, S.
Raposo, S.
Caldeira, S.
Keywords: Envolvimento na Escola
Suporte Social
Perceção de Suporte Social
Issue Date: 2016
Citation: Pestana, S., & Melo, M. (2016). Perceções de suporte social e envolvimento na escola. Um estudo com adolescentes do 3º ciclo. In F. H. Veiga, A. Pereira, C. Carvalho, F. Goulão, F. Marinha, I. Oliveira, L. Faria, C. Taveira, S. Bahia, S. Raposo, & S. Caldeira (Orgs.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação, Motivação para o Desempenho Académico (pp. 145-158). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Abstract: O presente estudo enquadra-se no modelo de envolvimento do/a aluno/a na escola, de Lam e Jimerson (2008), e pretende identificar tipos de relacionamento benéficos ao/a aluno/a, analisando as suas experiências nas relações sociais bem como o impactos dessas mesmas experiências no seu envolvimento escolar. Desta forma, utilizando uma amostra de 324 alunos/as, de 3º ciclo, de duas escolas de um mesmo agrupamento da cidade de Évora, foram aplicadas duas escalas de autorrelato com o intuito de compreender a relação entre as dimensões do envolvimento na escola (Escala do Envolvimento do/a aluno/a na Escola — EAE-E4D; Veiga, 2013), e a perceção de suporte social do/a aluno/a (Escala de Suporte Social da Criança e do Adolescente — CASSS; Malecki, Demaray, Elliott & Nolten, 2000). Os principais resultados sugerem que existem correlações significativas entre o envolvimento do/a aluno/a na escola e a sua perceção de suporte social. De ressaltar ainda que as raparigas apresentam maior envolvimento cognitivo do que os rapazes, relatando também uma maior perceção de suporte social dos/as amigos/as. O envolvimento na escola parece diminuir ao longo dos anos escolares. O sentimento pela escola parece predizer um maior envolvimento na escola, sendo que os alunos das escolas apresentam diferenças no que se refere ao seu envolvimento mas não relativamente à perceção de suporte social.
URI: http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-ii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escola
http://hdl.handle.net/10174/22396
ISBN: 978-989-8753-35-9
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Pestana & Melo (2016). Perceções de suporte social e envolvimento na escola.pdf251.72 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois