Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21936
|
Title: | ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA E LÍNGUA DE HERANÇA: MATERIAIS PARA UMA APRENDIZAGEM INTEGRADA DE LÍNGUAS E CONTEÚDOS |
Authors: | Marçalo, Maria João Silva, Ana Alexandra |
Editors: | Salento, Università |
Keywords: | ensino português língua estrangeira português língua de herança materiais didácticos |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Università del Salento |
Abstract: | Este artigo apresentará os principais objetivos e resultados de dois projetos europeus, nos quais a Universidade de Évora esteve envolvida e onde foram concebidos materiais disponibilizados online para o ensino/aprendizagem de PLE e PLH e outras oito línguas, a saber: - uma biblioteca digital com vídeos para nove línguas; cada vídeo está transcrito e classificado para enquadrar os estudantes de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas; - um curso para professores a fim de desenvolver materiais para a aprendizagem de línguas através de suporte informático; - um curso para professores sobre a metodologia da aprendizagem de línguas assistida por computador; - um livro didático e vídeos “faça você mesmo” que mostram como desenvolver materiais online. TOOLS (Ferramentas para professores CLIL) foi também um projeto co-financiado pela Comunidade Europeia que previa o desenvolvimento de uma ferramenta online gratuita para apoiar CLIL (Content and Language Integrated Learning - Aprendizagem Integrada de Línguas e Conteúdos). O projeto tinha por objetivo principal a criação de materiais que ajudassem os professores de línguas a trabalhar conteúdos diversificados na L2. Neste artigo serão explorados os conteúdos criados no âmbito do ensino do Português Língua Estrangeira/ Português Língua de Herança. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21936 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CEL - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|