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http://hdl.handle.net/10174/18437
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Title: | Processamento e reconhecimento de faces na perturbações do espectro do autismo |
Authors: | Fialho, Ângela Miguel Nogueira |
Advisors: | Silva, Isabel Leite dos Santos |
Keywords: | Perturbação do espectro do autismo Reconhecimento de faces Processamento holístico Tarefa de faces compósitas Autistic spectrum disorders Face recognition Holistic processing Composite Task |
Issue Date: | 18-Apr-2016 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | As Perturbações do Espectro Autista (PEA) caracterizam-se por dificuldades na
interação social, na linguagem e comportamentos estereotipados e repetitivos. Tendo
em conta que o défice na interação social pode prejudicar ou resultar de um sistema
de reconhecimento de faces alterado, o presente estudo teve por objetivo investigar se
as dificuldades de reconhecimento de faces nas PEA estão ou não relacionadas com
défices no processamento holístico das faces. Para tal, foram testadas 15 crianças
com PEA, com idades entre os 7 e os 15 anos, emparelhadas em idade com 14
crianças com desenvolvimento típico, na tarefa de faces compósitas.
Não se encontraram diferenças significativas no processamento holístico evidenciado
pelas crianças autistas e pelas do grupo de controlo. Assim, não se encontraram
evidências que corroborem a hipótese de existência de um défice no processamento
das faces em indivíduos com esta perturbação do desenvolvimento; Face Processing and Recognition in Austim Spectrum
Disorders
Abstract:
Autistic Spectrum Disorders (ASD) is characterized by difficulties in social interaction,
language and stereotyped and repetitive behaviors. Given that the social interaction
impairment can harm or result from a different facial recognition system, the goal of the
present study is to investigate if the difficulties in recognizing faces on ASD is
associated or not with a failure of holistic processing. For that, were tested 15 children
with ASD, aged between 7 and 15 years-old, matched by age with 14 children with
typical development, on the composite task.
No differences were found on the holistic processing between the two groups. No
evidences were found to confirm the hypothesis of a deficit in the processing of faces in
individuals with ASD. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18437 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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