Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17490

Title: Relatórios internacionais e europeus, um olhar sobre a AEE em Portugal
Authors: Fialho, Isabel
Saragoça, José
Correia, Ana Paula
Silvestre, Maria José
Gomes, Sónia
Editors: Mouraz, Ana
Valadas, Sandra
Pacheco, José Augusto
Keywords: avaliação externa
escolas
relatórios internacionais
Issue Date: 2015
Publisher: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Citation: Fialho, I.; Saragoça, J.; Correia, A. P.; Silvestre, M. J. & Gomes, S. (2015). Relatórios internacionais e europeus, um olhar sobre a AEE em Portugal. In A. Mouraz; S. Valadas & J. A. Pacheco (Orgs.). Avaliação externa das escolas do ensino não superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação (pp.117-221). Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas. [ISBN 978-989-8471-18-5]
Abstract: Ao longo das duas últimas décadas, em contextos sociopolíticos muito diversos, a avaliação das organizações escolares, assumindo diferentes configurações e domínios de incidência, tem ocupado um lugar de destaque na agenda das políticas educativas. O Programa de Avaliação Externa das Escolas (PAEE), instituído em Portugal desde 2007, sob a responsabilidade da Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC), resultou de um percurso, com mais de uma década, em programas e em projetos, nacionais e internacionais. A experiência portuguesa no que concerne aos processos de avaliação externa é ainda muito curta quando comparada com a de outros países da Europa. Todavia, o caminho percorrido tem conduzido à alteração de algumas práticas e evidenciou potencialidades e fragilidades nos processos de avaliação, que têm vindo a ser divulgadas em diversos estudos, pareceres e relatórios sobre a avaliação externa das escolas, tanto em Portugal como no restante espaço europeu. Nesta comunicação, apresentamos os resultados de uma análise desenvolvida no âmbito de um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) - Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior (PTDC/CPE-CED/116674/2010), que teve como objetivos: i) identificar relatórios europeus com informação sobre o PAEE; ii) estabelecer comparações entre o PAEE e programas de avaliação externa, aplicados noutros países; e iii) identificar pontos fortes, pontos fracos e recomendações do/para o PAEE. Foram identificados quatro relatórios, publicados entre 2009 e 2012, que nos conduzem a um questionamento sobre o PAEE, com evidenciação de potencialidades ao nível da consolidação de boas práticas reconhecidas internacionalmente e da reformulação e melhoria de alguns aspetos menos bem conseguidos, que devem ser revistos ou melhorados.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17490
ISBN: 978-989-8471-18-5
Type: bookPart
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CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

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