Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17385

Title: A avaliação de escolas: entre a intenção e a ação
Authors: Correia, Ana Paula
Fialho, Isabel
Issue Date: Jan-2015
Citation: Correia, A. P & Fialho, I. (31 janeiro 2015). A avaliação de escolas: entre a intenção e a ação. Comunicação apresentada no XXII Colóquio da AFIRSE - Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education. Diversidade e Complexidade da avaliação em educação e formação. Contributos da Investigação. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa.
Abstract: Integrada numa investigação mais ampla, em curso, com a finalidade de averiguar os efeitos do programa de avaliação externa das escolas (AEE) nas dinâmicas de autoavaliação e nos planos de ação para a melhoria da escola, na presente comunicação analisa-se as relações entre a avaliação e as mudanças ocorridas na escola. Questiona-se essencialmente (1) que significados atribuem os atores aos processos avaliativos; e (2) quais as mudanças ocorridas na escola na sequência dos processos avaliativos. Do ponto de vista teórico, propõe-se uma leitura critica e contextualizada das práticas avaliativas através da utilização uma lente plural baseada nas abordagens burocrático-racional, politica, anárquica e (neo)institucionail destacando os seus contributos para a compreensão dos processos de avaliação das escolas e para a interpretação dos comportamentos estratégicos adotados pelas escolas face aos processos avaliativos. Com efeito, sendo a avaliação de escolas um processo de “natureza política”, que resulta de uma construção coletiva, não pode deixar de refletir os jogos de poder e de influência dos atores educativos, bem como a influência dos diversos agentes institucionais do contexto macro onde a escola se encontra inserida. O estudo geral no qual a comunicação se baseia insere-se numa matriz de cariz essencialmente qualitativo e opta pelo estudo de casos múltiplos, aplicado a cinco escolas (2 escolas secundárias e 3 agrupamentos de escola). Como fonte de informação recorreu-se à observação, entrevistas, e inquérito por questionário. Nesta comunicação apresentam-se essencialmente os resultados das trinta e sete entrevistas realizadas a atores da comunidade educativa com diferentes funções nas escolas. Os resultados preliminares tendem a evidenciar que as organizações educativas, nas respostas às prescrições externas para a avaliação da escola e para a melhoria recorrem a estratégias e táticas plurais, de tal modo que as formas organizacionais assumidas pelos processos avaliativos mais do que contributos para a melhoria da escola, traduzem o cumprimento de um “ritual legitimador” e de um “gerencialismo” da imagem pública, relegando para um plano secundário a melhoria efetiva da qualidade do serviço educativo. Não deixa de merecer destaque os constrangimentos internos e externos apontados pelos atores à ocorrência de mudanças em consequência dos processos avaliativos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17385
Type: lecture
Appears in Collections:PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Comunicação XXII Colóquio AFIRSE , 2015 - A avaliação de escolas entre a intenção e a ação (ppt).pdf173.34 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois