Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15704

Title: Inclusão das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na formação contínua dos professores do ensino fundamental do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA)
Authors: Oliveira, Margaret Fernandes Coelho de
Advisors: Favinha, Marília Evangelina Sota
Keywords: Formação inicial e contínua de professores
Inserção das TIC
Processo ensino aprendizagem
Prática educativa
Teachers’ training and continuing formation
Insertion of TIC
Learning-teaching process
Educative practice
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho é o texto final da dissertação apresentada na Universidade de Évora, Portugal para a obtenção do grau de Mestre. Esta dissertação tem como objetivo principal, analisar se os conhecimentos sobre a utilização das TIC estão sendo incluídos de maneira consistente na Formação Contínua dos professores do ensino fundamental do CENSA, de modo a que a ação desses docentes possa de fato contribuir para um ensino de qualidade. O estudo sobre a Formação Contínua dos professores baseou-se nos principais investigadores, sobre esta problemática, da atualidade, que auxiliaram no aprofundamento e compreensão da necessidade da Formação Contínua dos professores para o uso das tecnologias da informação e da comunicação na prática educativa. Para a efetivação desse estudo optamos pela abordagem metodológica quantitativa e qualitativa, a segunda predominando sobre a primeira. Realizamos entrevistas através de questionário misto, com questões fechadas e abertas sobre o tema estudado, aplicados com professores dos anos escolares, com pais e alunos a fim de obter os dados desejados para a realização deste estudo. A análise de documentos, a entrevistas semiestruturadas, questionários e a observação foram instrumentos utilizados para o alcance do objetivo da pesquisa. Os resultados mostram que a Formação Inicial hoje e a Formação Contínua dos professores, não são suficientes para o uso adequado, das TIC na sua prática educativa. Os resultados apontam para a necessidade da melhor formação do professor para que haja uma mudança qualitativa na sua prática; ABSTRACT: This present work is the final text of a presented dissertation at Universidade de Évora, Portugal, for the degree of Master. This dissertation intends mainly to analyze if the utilization of TIC knowledge are being included in a consistent way in the continuing formation of CENSA Basic Education teachers, so that these teachers’ actions may indeed contribute to a teaching of quality. The study of teachers’ continuing formation was based in the main investigators, about this issue, in nowadays, that have helped in the teachers’ continuing formation deepening and comprehension to the use of information technologies and in the education practice communication. To the effectiveness of this study we have chosen the quantitative and qualitative methodological approach, the last one over the first one. We have made interviews through a mixed questionnaire, with open and closed questions about the theme, with teachers of Basic School, parents and students due to receive the wanted data to complete this work. Documents analyses, semi structured interviews, questions and observation were useful tools to reach this research goal. The results show that teachers’ training and continuing formation are not enough to the correct use of the TIC in their educative practice. The results lead us to a better teachers’ formation need to make a qualitative change in their educative practice.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15704
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DissertaçãoMargarete_Outubro2012.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open
apresentaçãoPPMargarete.pptx1.4 MBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois