Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13488

Title: Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola
Authors: Fialho, Isabel
Verdasca, José
Cid, Marília
Favinha, Marília
Editors: Fialho, Isabel
Verdasca, José
Cid, Marília
Favinha, Marília
Keywords: Eficácia escolar
politicas educativas
Issue Date: 2014
Publisher: Centro de Investigação em Educação e Psicologia
Citation: 5. Fialho, I.; Verdasca, J.; Cid, M. & Favinha, M (Orgs.) (2014). Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia -Universidade de Évora. [ISBN: 978-989-8339-20-1].
Abstract: O movimento das escolas eficazes trouxe importantes contributos ao desenvolvimento da escola e conduziu à identificação de fatores que ajudam à compreensão dos processos que se desenvolvem no seu interior lançando pistas de orientação, motivando e implicando professores e atores escolares na implementação de desafios de superação e melhoria escolar constante. O conhecimento das práticas que as escolas desenvolvem, a compreensão e análise dos modos como trabalham e se organizam pedagógica e curricularmente, faz desse conhecimento - um conhecimento contextualizado -, e da sua gestão um recurso central que não serve apenas para informar mas que é ele próprio passível de ser usado pelas escolas como instrumento de governação. No contexto português, são vários os programas e medidas de política educativa onde no quadro de diferentes iniciativas e parcerias institucionais as questões da equidade, eficiência e qualidade educativas constituem o foco da ação nas escolas e em que, de algum modo, com maior ou menor grau de formalização e flexibilidade, a contratualização de metas e objetivos e a fixação de benchmarks constituem referentes orientadores e estruturantes das dinâmicas escolares pelos desafios que lançam face a prioridades e resultados, tecnologia organizacional, didática e avaliativa e envolvimento vinculatório e corresponsabilizante de atores escolares (contratos de autonomia, escolas TEIP2 e TEIP3, programa Mais Sucesso Escolar, rede de escolas ESCXEL, rede de escolas EPIS). Os processos de melhoria eficaz das escolas requerem a naturalização de práticas escolares inovadoras e constituem um dos motores da transformação das organizações escolares e dos espaços em que a educação se desenvolve. Importa perceber, através da partilha da investigação neste domínio, o que têm sido e podem ser os contributos da investigação e das vivências escolares experienciadas por dirigentes escolares, docentes, paradocentes e outros atores na construção de uma visão prospetiva das políticas educacionais direcionadas ao desenvolvimento e melhoria eficaz da escola.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13488
ISBN: 978-989-8339-20-1
Type: book
Appears in Collections:PED - Publicações - Livros
CIEP - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Livro - PEEME.pdf14.62 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois