|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/13488
|
Title: | Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola |
Authors: | Fialho, Isabel Verdasca, José Cid, Marília Favinha, Marília |
Editors: | Fialho, Isabel Verdasca, José Cid, Marília Favinha, Marília |
Keywords: | Eficácia escolar politicas educativas |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação e Psicologia |
Citation: | 5. Fialho, I.; Verdasca, J.; Cid, M. & Favinha, M (Orgs.) (2014). Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia -Universidade de Évora. [ISBN: 978-989-8339-20-1]. |
Abstract: | O movimento das escolas eficazes trouxe importantes contributos ao desenvolvimento da escola e
conduziu à identificação de fatores que ajudam à compreensão dos processos que se desenvolvem no
seu interior lançando pistas de orientação, motivando e implicando professores e atores escolares na
implementação de desafios de superação e melhoria escolar constante.
O conhecimento das práticas que as escolas desenvolvem, a compreensão e análise dos modos como
trabalham e se organizam pedagógica e curricularmente, faz desse conhecimento - um conhecimento
contextualizado -, e da sua gestão um recurso central que não serve apenas para informar mas que é ele
próprio passível de ser usado pelas escolas como instrumento de governação.
No contexto português, são vários os programas e medidas de política educativa onde no quadro de
diferentes iniciativas e parcerias institucionais as questões da equidade, eficiência e qualidade educativas
constituem o foco da ação nas escolas e em que, de algum modo, com maior ou menor grau de
formalização e flexibilidade, a contratualização de metas e objetivos e a fixação de benchmarks
constituem referentes orientadores e estruturantes das dinâmicas escolares pelos desafios que lançam
face a prioridades e resultados, tecnologia organizacional, didática e avaliativa e envolvimento vinculatório
e corresponsabilizante de atores escolares (contratos de autonomia, escolas TEIP2 e TEIP3, programa
Mais Sucesso Escolar, rede de escolas ESCXEL, rede de escolas EPIS).
Os processos de melhoria eficaz das escolas requerem a naturalização de práticas escolares inovadoras
e constituem um dos motores da transformação das organizações escolares e dos espaços em que a
educação se desenvolve. Importa perceber, através da partilha da investigação neste domínio, o que têm
sido e podem ser os contributos da investigação e das vivências escolares experienciadas por dirigentes
escolares, docentes, paradocentes e outros atores na construção de uma visão prospetiva das políticas
educacionais direcionadas ao desenvolvimento e melhoria eficaz da escola. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/13488 |
ISBN: | 978-989-8339-20-1 |
Type: | book |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Livros CIEP - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|