Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12647

Title: Projecto Groundscene: biodiversidade de lagoas costeiras e respectivas bacias hidrográficas como ecossistemas dependentes de águas subterrâneas
Authors: Chainho, P
Félix, PM
Correia, MJ
Fernandes, CM
Costa, JL
Chaves, ML
Stigter, T
Hugman, R
Salvador, N
Costa, L
Domingos, I
Castro, J
Cruz, T
Costa, A
Monteiro, JP
Chambel, A
Nunes, L
Silva, A
Pinto, JR
Vidal, AM
Pinheiro, I
Costa, MJ
Cabral, HN
Ribeiro, LT
Cancela da Fonseca, L
Editors: Pereira, SD
Freitas, JG
Bergamaschi, S
Rodrigues, MAC
Keywords: água subterrânea
gestão
biodiversidade
sistemas lagunares
Issue Date: 2014
Publisher: Corbã Editora e Artes Gráficas Ltda., Rio de Janeiro
Citation: Chainho, P., P.M. Félix, M.J. Correia, C.M. Fernandes, J.L. Costa, M.L. Chaves, T. Stigter, R. Hugman, N. Salvador, L. Costa, I. Domingos, J. Castro, T. Cruz, A. Costa, J.P. Monteiro, A. Chambel, L. Nunes, A. Silva, J.R. Pinto, A.M. Vidal, I. Pinheiro, M.J. Costa, H.N. Cabral, L.T. Ribeiro e L. Cancela da Fonseca, 2014. Projecto Groundscene: biodiversidade de lagoas costeiras e respectivas bacias hidrográficas como ecossistemas dependentes de águas subterrâneas. Pp. 187-213 in S.D. Pereira, J.G. Freitas, S. Bergamaschi e M.A.C. Rodrigues (eds.) Formação e ocupação de litorais nas margens do Atlântico – Brasil/Portugal. Corbã Editora e Artes Gráficas Ltda., Rio de Janeiro. 324 pp.
Abstract: Na União Europeia a Directiva Quadro da Água requer a avaliação do estado ecológico de todas as águas interiores (dulciaquícolas e de transição) e costeiras, incluindo os ecossistemas aquáticos superficiais cujo estado ecológico poderá estar dependente do estado das águas subterrâneas (AS). O estado ecológico em lagoas costeiras dependentes de AS depende das interacções AS - água doce superficial - água salgada, pelo que a sobre-exploração das AS pode ter impactos significativos na sua biodiversidade. O principal objectivo do projecto GROUNDSCENE é avaliar as respostas ecológicas face a uma redução da recarga das AS e a um aumento da extracção de água, num cenário de alterações climáticas. Este projecto foi desenvolvido nas Lagoas de Melides e de Santo André (Sudoeste de Portugal), escolhidas como casos de estudo porque ambas recebem AS do sistema aquífero de Sines. Recebem ainda água salgada durante um período curto de abertura ao mar. Este projecto integrou dados históricos de descritores biológicos (macroinvertebrados e peixes) e físico-químicos, referentes às últimas quatro décadas, que foram comparados com os dados recolhidos na actualidade recorrendo às técnicas mais adequadas para cada tipo de habitat. A recolha de dados privilegiou os ecótonos AS-ribeira-lagoa, uma vez que é expectável que estas zonas de interface sejam indicadoras da interdependência entre os compartimentos. Procurou-se igualmente quantificar os volumes das transferências subterrâneas do sistema aquífero para a rede hidrográfica e ecossistemas associados. Foram ainda efectuadas medidas de um conjunto de parâmetros indicadores das condições ambientais. De uma forma geral, os resultados obtidos evidenciaram uma maior diversidade taxonómica nos sistemas ribeirinhos afluentes à lagoa de Melides do que à sua homóloga de Santo André e, em contraste, maior diversidade das comunidades piscícola e de macroinvertebrados bentónicos na lagoa de Santo André, relativamente à de Melides. A análise comparativa dos resultados obtidos e de dados anteriores dos sistemas lagunares demonstram que as comunidades destas Lagoas têm uma elevada variabilidade espacial e temporal, maioritariamente condicionada pelos regimes da sua abertura ao mar e de precipitação. As comunidades das ribeiras são maioritariamente condicionadas pelo respectivo carácter permanente ou temporário e pela diversidade de habitats presentes, com destaque para a heterogeneidade de substrato.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12647
ISBN: 978-85-98460-20-8
Type: article
Appears in Collections:BIO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
11Artigo.pdf3.87 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois