Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12628
|
Title: | Avaliação das Aprendizagens: Perceções e Práticas de professores do 3ºciclo do Ensino Básico |
Authors: | Branco, Ana Margarida |
Advisors: | Borralho, António |
Keywords: | práticas avaliativas de professores avaliação das aprendizagens perceções sobre avaliação |
Issue Date: | 2013 |
Abstract: | Este estudo de natureza qualitativa teve como objetivos a caracterização das perceções dos professores acerca de avaliação, a identificação das estratégias e instrumentos de avaliação que os professores dizem utilizar e indagar a existência de relação entre essas perceções e as suas práticas avaliativas.
Baseou-se em dados empíricos obtidos a partir da aplicação de três técnicas de recolha de dados: entrevistas, observação direta e análise documental.
Constatou-se alguma influência da tradição clássica de avaliação nas suas perceções, que se enquadram nas primeiras gerações da avaliação, onde prevalece a orientação para a classificação/ certificação em detrimento da orientação para a regulação/ melhoria das aprendizagens, sugerindo práticas avaliativas características da avaliação da aprendizagem e não da avaliação para a aprendizagem, destacando-se a tentativa das participantes em diversificar e modificar as suas estratégias e instrumentos avaliativos o que parece uma aproximação à quarta geração de avaliação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12628 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado PED - Formação Avançada - Teses de Mestrado CIEP - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|