Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11784

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário realizado na Escola Secundária André de Gouveia
Authors: Silva, Carla Maria Filipe da
Advisors: Mira, António Ricardo
Keywords: Aluno
Professor
Ensino-aprendizagem
Refletir
Student
Teacher
Teaching/learning process
Reflect
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: No presente relatório apresentamos e descrevemos a prática de ensino supervisionada levada a cabo por nós na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, no ano letivo de 2011/2012, nas disciplinas de língua portuguesa, português e espanhol. Este relatório pretende aliar a prática pedagógica à dimensão reflexiva, baseando ambas na investigação tão necessária ao processo de ensino-aprendizagem. Estas três devem caminhar a pari passu a fim de promoverem o sucesso da aprendizagem do principal interveniente deste processo: o aluno. Este trabalho apresenta-se em cincos áreas: a preparação científica, pedagógica e didática; a planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; a análise da prática de ensino; a participação na escola e o desenvolvimento profissional; ### Abstract: At this report we present and describe the practice of teaching supervised carried out by us at Escola Secundária André de Gouveia, in Évora, at the school year 2011/2012, in the subjects of língua portuguesa, português and espanhol. This report wants to ally the pedagogic practice to the reflexive dimension, basing both in research, so necessary to the teaching/learning process. This three must walk on together to promote the success of learning in the most important part of this procedure: the student. This work is presented in five areas: the scientific preparation, pedagogic and didactic; planning, class conducting and evaluation of learning; the analysis of teaching practice procedure; the participation at school and it’s professional development.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11784
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
relatorio.docx113.17 kBMicrosoft Word XMLView/Open
anexos final .pdf8.01 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois