Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11573

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: desocultar a matemática à nossa volta
Authors: Cambeiro, Joana Margarida Malarranha
Advisors: Canavarro, Ana Paula
Keywords: Aprendizagem no pré-escolar
Aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Conexões matemáticas
Modelação matemática
Prática de ensino supervisionada
Learning in preschool
Learning in elementary school
Mathematical connections
Mathematical modeling
Supervised teaching practice
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) é o resultado de uma investigação realizada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), através de estudo teórico e observação/intervenção desenvolvida no pré-escolar e no 1.º Ciclo do ensino básico, tendo como foco o desocultar da Matemática à nossa volta. Os meus grandes objetivos são de compreender de que modo as crianças se apercebem da matemática à sua volta, de que modo a usam para se relacionarem com a realidade e como se pode promover o desenvolvimento de conexões entre a matemática e a realidade por parte das crianças. Assim, as questões que me orientaram foram: de que modo as crianças relacionam a matemática com a realidade e identificam as conexões, de que modo as crianças percorrem o ciclo de modelação matemática, as ideias e interpretações que as crianças criam sobre a matemática e a realidade e as ideias e interpretações que a educadora e professora têm da matemática com a realidade. Para conseguir os dados que pretendia, segui uma metodologia de investigação sobre a própria prática com o intuito de programar, conduzir e refletir sobre as minhas intervenções com as crianças no que diz respeito ao tema em estudo. Analisei as produções dos alunos para identificar conexões e caracterizar como percorrem o ciclo de modelação matemática. Entrevistei crianças e a educadora e professora para auscultar as suas perspetivas sobre a relação da matemática com a realidade. Conclui que as crianças desde cedo podem trabalhar sobre as conexões da realidade com a Matemática, aproveitando os contextos da vida real, e que elas conseguem dar sentido à Matemática dessa forma, estando a educadora e professora cientes dessa importância; Report of Teaching Practice in Pre-school and Primary School: Unveiling the mathematics around us Abstract: The report of the Supervised Teaching Practice (STP) is the result of an investigation conducted along the Supervised Teaching Practice (STP), through theoretical study and observation / intervention developed in preschool and elementary school, focusing on unveiling the mathematics around us. My major goals in this study are to understand how children are aware of the mathematics around them, how they use it to engage with reality and how it can promote the development of connections between mathematics and reality. The questions that oriented the study were: How do the children relate math with reality and identify the connections? How do the children run around the cycle of mathematical modelling? What are the perspetctives that the children have about the relation between mathematics with reality? What are the perspetctives that the educator and the teacher have about the relation between mathematics with reality? I followed a methodology of researching my own practice in order to plan, conduct and reflect a teaching experience focused on the theme of my interventions with the children, in wich I collected many data that I analysed. I concluded that children from an early age can work on the connections between reality and mathematics, taking advantage of the real-life contexts, and that they can make sense of mathematics. The educator and the teacher are aware of this importance.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11573
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
cap relatório.pdf104.43 kBAdobe PDFView/Open
última versão relatório.pdf2.86 MBAdobe PDFView/Open
última versão relatório.docx7.17 MBMicrosoft Word XMLView/Open
cap relatório.doc79.5 kBMicrosoft WordView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois