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http://hdl.handle.net/10174/11374
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Title: | Polifonia portuguesa sacra tardo-quinhentista: estudo de fontes e edição crítica do livro de São Vicente, manuscrito P-Lf FSVL 1P/H6 |
Authors: | Alvarenga, João Pedro d' |
Advisors: | Nery, Rui Vieira |
Keywords: | Polifonia portuguesa sacra Tardo-quinhentista livro de São Vicente Polifonia sacra Música sacra potuguesa |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | "Sem resumo feito pelo autor": Não há, creio, introdução ou prefácio a obra historiográfica de maior vulto sobre a música em Portugal que não ressalve, ora a debilidade, ora a escassez da investigação musicológica de base no nosso País, benevolamente explicadas pela «falta de uma tradição de reflexão sintética sistemática» que sustenta as «graves lacunas de conhecimento» persistentes relativamente a certos períodos histórico-estilísticos ou a dados repertórios. Há anos, em texto de circunstância, insisti na necessidade de a musicologia nacional «regressar, pragmaticamente, à "fase filológica" e concentrar-se na investigação séria e metódica de fontes primárias, na edição de repertório e na sua interrelacionação», como condição para a verificação das hipóteses que permitiriam contextualizar globalmente a música em Portugal e obter dela um panorama mais plausível, «sem os enviezamentos provocados pela despreocupada reprodução de "factos" e generalizações mais ou menos absolutistas construídas na base de leituras quantas vezes acrílicas de corpos documentais desconexos fornecidos pelo acaso ao conhecimento de investigadores e curiosos». Foi essencialmente a coerência com esta espécie de programa que ditou a natureza do presente estudo.
Efectivamente, o século XVI constitui ainda hoje uma das «zonas de sombra»4 da história da música em Portugal, por causa sobretudo do conhecimento imperfeito das fontes, dos repertórios, dos seus contextos (re)produtivos e da sua aquisição e circulação. Constituem maior excepção os manuscritos portugueses de repertório ibérico profano tardo-quatrocentista e quinhentista, sucessivamente estudados e todos editados, mais recentemente por Manuel Morais, e as fontes oriundas ou provenientes de Santa Cruz de Coimbra produzidas até cerca de 1620 e parte do repertório que transmitem,
objecto da obra musicológica dedicada a temas portugueses porventura mais
importante da última década, dada a extensão da contextualização que
oferece, da autoria de Owen Rees.
Outros corpos de música vocal quinhentista, como os Próprios
polifónicos produzidos para a Catedral de Braga, e as suas fontes receberam,
entretanto, um tratamento exploratório. No âmbito das fontes estritamente
litúrgicas, José Maria Pedrosa Cardoso estudou os passionários portugueses
quinhentistas impressos e manuscritos, que consignam uma tradição músicolitúrgica
singular, e Manuel Pedro Ferreira vem há anos tratando os livros de
coro bracarenses produzidos nas décadas de 1510-20, essencialmente como
testemunhos privilegiados do repertório de canto medieval.
Tais excepções, porém, ao iluminar parcelas dos espaços-tempo
histórico-estilísticos que o século XVI constitui (e a que correspondem
diferentes paradigmas estéticos e situacionais), acabam por obscurecer ainda
mais as zonas de penumbra. Há, portanto, que prosseguir na investigação
parcelar de base até poder iluminar o campo todo, mesmo tenuamente. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11374 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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