|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10891
|
Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada: na área de especialização do mestrado em ensino da Física e Química na Escola Secundária Severim de Faria, Évora |
Authors: | Vilhena, João Manuel Soares |
Advisors: | Oliveira, Vítor José Martins de |
Keywords: | Prática de ensino supervisionada Física Química Currículo Ensino Aprendizagem Reflexão Interdisciplinariedade Supervised teaching pratice Physics Chemistry Curriculum Teaching Learning Reflection Interdisciplinarity |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório pretende descrever o trabalho realizado, no âmbito da Prática de Ensino
Supervisionada (PES), no ano letivo de 2012-2013, englobada no Mestrado em Ensino de
Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A PES decorreu na
Escola Secundária Severim de Faria em Évora. O relatório é constituído por uma introdução,
seis capítulos, referências bibliográficas e anexos. No primeiro capítulo – Enquadramento
Geral – é realizada a caraterização da Escola cooperante e a população escolar. No segundo
capítulo – Preparação científica, pedagógica e didática – aborda-se o currículo das
disciplinas de Ciências Físico-Químicas e de Física e Química A, assim como os conteúdos
referentes às unidades curriculares. No terceiro capítulo – Planificação e condução de aulas e
avaliação de aprendizagens – demonstra-se a importância dos processos de ensinoaprendizagem,
a importância da planificação e das atividades práticas laboratoriais num
ensino com sucesso. São descritos ainda, os métodos de ensino implementados, o modo de
preparação, funcionamento, condução das aulas e avaliação. No quarto capítulo – Análise da
prática de ensino – é realizada uma análise à prática de ensino, enquadrada no âmbito da
Didática das Ciências e da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento atribuindo destaque
aos aspetos motivacionais e à gestão em sala de aula. No quinto capítulo – Participação na
escola – são descritas as atividades extracurriculares realizadas. No sexto capítulo –
Desenvolvimento profissional – é realizada uma reflexão crítica ao trabalho desenvolvido
durante a prática de ensino; ### ABSTRACT:
This report aims to describe the work done under the Supervised Teaching Practice (STP),
during the 2012-2013 academic year, encompassed in the Masters in Teaching Physics and
Chemistry in 3.rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. The STP was held at
Severim de Faria´s High School in Évora. It´s composed of an introduction, five chapters,
references and appendices. In the first chapter - General Settings – is held the characterization
of cooperative school and school population. In the second chapter - Scientific, pedagogical
and didactic preparation – addresses the curriculum in the Physics and Chemistry and
Physical Chemistry A, as well as the content related to curricular units. In the third chapter –
Planning and conducting classes and evaluating learning – demonstrates the importance of
teaching and learning, the importance of planning and practical activities in a teaching
laboratory successfully. Are described further, teaching methods implemented, the method of
preparation, operation, conduct of classes and evaluation. In the fourth chapter – Analysis of
the teaching practice – is an analysis of teaching practice, framed within the Didactic Science
and Educational and Development Psychology and assigning prominence to motivational
aspects and management in the classroom. In the fifth chapter – Participation at school – is
presented the extracurricular activities developed. In the sixth chapter – Professional
Development – discussions were held as a critical reflection of the work developed during the
teaching practice. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10891 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|