Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10884

Title: Impacto do método participativo em processos de educação comunitária: o caso dos grupos associativos rurais do Dumbe-Grande
Authors: Gomes, Armindo Jaime
Advisors: Nico, Bravo
Keywords: Cidadania
Comunidade
Educação comunitária
Educação formal
Educação não-formal
Educação informal
Método participativo
Citizenship
Community
Communitary education
Formal education
Informal education
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Trata-se de uma sistematização sobre um projeto educativo não-formal implementado,entre 1997 e 2007, ao longo do litoral centro, na comuna do Dombe-Grande,na perspetiva freireana, por operadores não-governamentaisque, triangularam experiências anglo-saxónicas com latino-americanas e centro-africanas, sustentando assim a escola angolanaresumida na criação de espaços de articulação e concertação comunitárias. O impacto do seu sucesso norteou a nossa intenção de estabelecer comparações dos processospromovidos entre oficiaise comunitários participativos, mensurando a viabilidade de instrumentos didático-pedagógicos nele aplicados, a fim de propor estratégias de um modelo pedagógico sustentável, partindo de indicadores resultantes da experimentação de um colégio associativo rural, hoje assumido como interlocutor legítimo, de comunidades até então excluídas, junto das autoridades locais. A opção pela pesquisa de abordagem qualitativa, porcausa dos resultados práticose impacto influenciados por um ambiente de guerra e paz permitiu listar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças suscetíveis de ter em conta; ### Abstract: IMPACT OF PARTICIPATORY METHOD IN PROCESSES OF COMMUNITY EDUCATION - THE CASE OF RURAL ASSOCIATIVE GROUPS DOMBE-LARGE Its about a systematizationof educational project non-formal implemented, between 1997 and 2007 in along of littoral centre, in Dombe-Grande village, in perspetive nuner by non governmental operator that, experiencedtrianguledanglo-saxon with american-latino and african-centre, so supporting Angolan school resumed in space creation of articulation and communitarianconcertation. The impact of it success leaded our intention to establish comparision of process promoted between official and communitarian participative, reverencing the viability of didático-pedagógico instrument on it aplicated, where suggest strategy of a pedagogic model supporting, starting of indicators resulting of the experimentation in rural associative college, assumed how legal interlocutor of community excluded in local authority. The option of approach vestigation qualitative, from practical resulted and influenced by the war and peace, opportunity, weakness and menace susceptible.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10884
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
MonografiaArmindoFinal_final.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open
MONOG_UEVORA_TEXTO_14.pptx142.15 kBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois