|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10184
|
Title: | Literatura, cânone, clássicos in Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Santillana Editores |
Authors: | Costa, Paulo |
Editors: | Balça, Ângela Pires, Maria da Natividade |
Keywords: | Educação Literária Ensino da Literatura |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Santillana Editores |
Citation: | Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Santillana Editores |
Abstract: | Tentamos, assim, neste livro, sistematizar a criação na literatura infantil e juvenil portuguesa das últimas décadas e apresentar algumas reflexões teóricas que contribuam para que os educadores, de uma forma geral, se deixem aliciar pelos textos, mobilizando também as crianças e os jovens para os jogos de sedução da literatura, com a capacidade de o fazerem de forma consciente e criativa e não num processo de alienação. Apresentamos, então, a estrutura deste livro. No primeiro capítulo da obra, intitulado “Literatura Tradicional: um filão para a Literatura Infantil e Juvenil”, debruçamo-nos sobre a inesgotável fonte que a literatura tradicional é para a constituição da literatura infantil e juvenil, mesmo nos dias de hoje. O capítulo segundo é da responsabilidade de Paulo Costa e intitula-se “Literatura, cânone, clássicos”; nesta parte abordam-se e discutem-se estes conceitos fundamentais no âmbito dos estudos literários. O terceiro capítulo, da autoria de Fernando Azevedo, tem como título “Literatura Infantil e Educação Literária”. Nele o autor aborda o conceito de literatura infantil e juvenil, bem como discorre sobre o papel desempenhado por esta matriz literária para a formação dos leitores mais jovens. As tendências atuais, os autores, os ilustradores e os textos de literatura infantil e juvenil são objeto do nosso olhar no quarto capítulo deste livro, justamente intitulado “Autores, Ilustradores e Textos”. Aqui procuramos traçar uma breve e possível panorâmica do mundo da literatura infantil e juvenil em Portugal, desde a Revolução de 25 de abril de 1974 até aos dias de hoje. Por último, no capítulo cinco, trazemos dois itinerários de leitura, um sobre narrativa e outro sobre poesia, centrados no modelo Literature based reading program, de Ruth Yopp e Hallie Yopp, onde procuramos desafiar os mediadores de leitura, nomeadamente os docentes, a viajarem pela literatura infantil com as crianças. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10184 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|