Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10078

Title: Análise de Pressões à Escala Espacial numa Barcia Hidrográfica de Características Mediterrânicas (Bacia do Pardiela-Guadiana, Portugal)
Authors: Morais, Manuela
Pedro, Ana
Rosado, Joana
Serafim, António
Silva, Helena
Sobral, Maria do Carmo
Brito, David
Neves, Ramiro
Keywords: rios temporários mediterrânicos
ciclo hidrológico
cargas
eventos extremos de enxurrada
objectivos e medidas ambientais
Issue Date: 2012
Publisher: Revista Brasileira de Geografia Física
Citation: MORAIS M., A. PEDRO, J. ROSADO, A. SERAFIM, H. SILVA2 M. do C. SOBRAL, D. BRITO & R. NEVES, 2012 - Análise de Pressões à Escala Espacial numa Barcia Hidrográfica de Características Mediterrânicas (Bacia do Pardiela-Guadiana, Portugal). Revista Brasileira de Geografia Física 06: 1284-1299
Abstract: Os rios temporários são definidos como sistemas que durante um determinado período do ano não apresentam caudal superficial. São frequentes em regiões de características mediterrânicas, onde a ausência de precipitação durante os meses mais quentes do ano conduz à interrupção do caudal superficial. Assiste-se assim a uma diminuição natural dos padrões de qualidade da água devido à ausência de corrente, encontrando-se os rios no máximo da sua vulnerabilidade. Em épocas opostas no ano, a ocorrência de enxurradas, com origem em fortes precipitações, tem como consequência a exportação dos materiais acumulados que se depositam em reservatórios situados a jusante. O ciclo de seca e enxurrada, constitui um fator determinante na estrutura e funcionamento dos rios no Sul de Portugal, apresentando as comunidades biológicas adaptações específicas a estes fenómenos perturbadores. Contudo, ao longo da bacia, a temporalidade dos rios segue um gradiente de disponibilidade hídrica. Nas cabeceiras os rios apresentam um regime efémero muito dependente da ocorrência de eventos extremos de precipitação; para jusante a afluência de água aumenta, apresentando os rios características temporárias do tipo sazonal; nos troços inferiores é comum a ocorrência de um regime hidrológico permanente. Consequentemente, os problemas relacionados com a qualidade da água são locais, surgindo relacionados com a disponibilidade hídrica e com as pressões antropogénicas. Neste trabalho, considerando como caso de estudo a bacia do rio Pardiela localizada no sul de Portugal de características mediterrânicas (bacia do rio Guadiana), pretende-se: (i) caracterizar o ciclo hidrológico em termos de disponibilidade de água, através da utilização do modelo SWAT; (ii) quantificar as cargas de nitrogénio total, fósforo total e sólidos suspensos totais, afluentes ao sistema a uma escala espacial e temporal; (iii) caracterizar o efeito da primeira enxurrada após o período seco de verão; (iii) identificar problemas e propor medidas específicas que promovam, por um lado, a obtenção de um maior conhecimento sobre as questões ambientais que contribuam para a diminuição de conflitos entre setores de atividade e atores sociais e, por outro, sustentem a tomada de decisões pelas entidades competentes. Os resultados obtidos evidenciam a necessidade de em função das pressões identificadas na bacia hidrográfica se propor objetivos e medidas, e promover sistemas de gestão à escala da sub-bacia. Só assim se permitirá identificar os fatores que controlam o sistema, tais como o ciclo hidrológico, as descargas urbanas, a ocupação de solo, as práticas agrícolas e a vegetação ripícola, e compreender a sua variabilidade em função do regime hidrológico.
URI: http://www.ufpe.br/rbgfe
http://hdl.handle.net/10174/10078
Type: article
Appears in Collections:BIO - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
CGE - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
512-2465-1-PB.pdf583.73 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois