Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10006

Title: Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses
Authors: Saragoça, J.
Verdasca, J.
Oliveira, M.
Rebelo, N.
Candeias, A. A.
Editors: Silva, B. D.
Almeida, L.S.
Barca, A.
Peralbo, M.
Monginho, R.
Keywords: Variáveis contextuais
Escola
Rendimento Escolar
Estudo Longitudinal
Issue Date: 2013
Citation: Saragoça, J., Verdasca, J. C., Oliveira, M., Rebelo, N., & Candeias, A. (2013). Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses. In B. D. Silva, L. S. Almeida, A. Barca, M. Peralbo, …, & R. Monginho (Orgs.), Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 7270-7289) [CD-ROM]. Braga: Universidade Minho. ISBN: 978-989-8525-22-2
Abstract: É hoje indiscutível que os alunos transportam para a escola uma herança familiar de natureza multidimensional que pode influir, mais ou menos fortemente, na duração e na qualidade das aprendizagens, bem como nos desempenhos escolares que são alvo da sua avaliação. De facto, a literatura sociológica fala abundantemente de uma repartição desigual das probabilidades de sucesso escolar segundo os diferentes contextos, isto é, segundo as posições sociais que as famílias de origem dos alunos ocupam um espaço onde se encontram desigualmente distribuídos capitais económicos, culturais e sociais. A presente comunicação procura, por um lado, submeter ao crivo da comunidade científica a fundamentação, o modelo teórico e a metodologia de um projeto de investigação em curso sob a designação de “RED - Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses”, e, por outro, apresentar alguns dos resultados preliminares deste projecto. Uma vez enquadrado o problema e justificada a abordagem, começaremos por enfatizar a importância das «variáveis contextuais», designadamente o contributo de fatores económicos, culturais e sociais, para a explicação do rendimento escolar. Numa segunda parte apresentamos e analisamos os resultados preliminares da dimensão do projecto agora considerada.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10006
ISBN: 978-989-8525-22-2
Type: article
Appears in Collections:SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CISAAS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CIMA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CEHFC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
MAT - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
VARIÁVEIS DE CONTEXTO E RENDIMENTO ESCOLAR_Atas XII GP-2.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois