Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/40069

Title: Práticas de Ensino na Formação de Professores de Matemática: Um Estudo de Caso
Authors: Cordeiro, Ananda
Borralho, António
Editors: Maldonado, Carlos
Keywords: Metodologia
Didática
Formação de professores
Ensino superior
Issue Date: 2023
Publisher: GEPEME: UNEMAT
Citation: Cordeiro, A. & Borralho, A. (2023). Práticas de Ensino na Formação de Professores de Matemática: Um Estudo de Caso. In C. Maldonado (Coord), Anais IV ENOPEM (pp. 78-87). GEPEME: UNEMAT. https://drive.google.com/file/d/1ksuKB5mzRGCprwr65Jdt6ORvS9K2HooC/view
Abstract: O artigo desenvolve uma linha de pesquisa baseada em educação, trazendo aos leitores evidências de uma perspectiva educacional no âmbito da formação docente quando se ressalta a importância de metodologia e didática na profissionalização para a docência. Para tal, analisa-se alguns autores que estudam áreas relacionadas a esse ramo da educação, bem como a Pedagogia do Ensino Superior. Ressalta-se que a educação se estrutura em uma concepção de teoria e prática desenvolvidas em salas de aulas, nas escolas e na vida dos alunos, para isso destaca-se a ideia da necessidade que o professor tenha vivenciado obtido uma boa qualificação profissional para, desenvolver sua atuação docente. Com isso, entende-se que a universidade é o lugar que visa valorizar desempenhos relevantes afim de obter resultados positivos, como meio de respostas a uma sociedade que está ao seu redor. O que se aprende na universidade deve-se produzir (ou reproduzir) e aplicar os próprios conhecimentos àqueles que o cercam, essa é a lógica, ou deveria ser. Ainda é relevante reconhecer e ressaltar que a capacitação dos alunos (futuros professores) para uma formação crítica, sustentável e humanizada faz todo diferencial nos resultados esperados, pois são esses aprendizados que os mesmos levarão aos filhos e alunos de uma determinada sociedade
URI: https://drive.google.com/file/d/1ksuKB5mzRGCprwr65Jdt6ORvS9K2HooC/view
http://hdl.handle.net/10174/40069
ISBN: 978-65-00-87080-0
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Anais IV ENOPEM 2023_ Enviado site.pdf26.7 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois