Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/40069
|
| Title: | Práticas de Ensino na Formação de Professores de Matemática: Um Estudo de Caso |
| Authors: | Cordeiro, Ananda Borralho, António |
| Editors: | Maldonado, Carlos |
| Keywords: | Metodologia Didática Formação de professores Ensino superior |
| Issue Date: | 2023 |
| Publisher: | GEPEME: UNEMAT |
| Citation: | Cordeiro, A. & Borralho, A. (2023). Práticas de Ensino na Formação de Professores de Matemática: Um Estudo de Caso. In C. Maldonado (Coord), Anais IV ENOPEM (pp. 78-87). GEPEME: UNEMAT. https://drive.google.com/file/d/1ksuKB5mzRGCprwr65Jdt6ORvS9K2HooC/view |
| Abstract: | O artigo desenvolve uma linha de pesquisa baseada em educação, trazendo aos leitores evidências de uma perspectiva educacional no âmbito da formação docente quando se ressalta a importância de metodologia e didática na profissionalização para a docência. Para tal, analisa-se alguns autores que estudam áreas relacionadas a esse ramo da educação, bem como a Pedagogia do Ensino Superior. Ressalta-se que a educação se estrutura em uma concepção de teoria e prática desenvolvidas em salas de aulas, nas escolas e na vida dos alunos, para isso destaca-se a ideia da necessidade que o professor tenha vivenciado obtido uma boa qualificação profissional para, desenvolver sua atuação docente. Com isso, entende-se que a universidade é o lugar que visa valorizar desempenhos relevantes afim de obter resultados positivos, como meio de respostas a uma sociedade que está ao seu redor. O que se aprende na universidade deve-se produzir (ou reproduzir) e aplicar os próprios conhecimentos àqueles que o cercam, essa é a lógica, ou deveria ser. Ainda é relevante reconhecer e ressaltar que a capacitação dos alunos (futuros professores) para uma formação crítica, sustentável e humanizada faz todo diferencial nos resultados esperados, pois são esses aprendizados que os mesmos levarão aos filhos e alunos de uma determinada sociedade |
| URI: | https://drive.google.com/file/d/1ksuKB5mzRGCprwr65Jdt6ORvS9K2HooC/view http://hdl.handle.net/10174/40069 |
| ISBN: | 978-65-00-87080-0 |
| Type: | article |
| Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|