Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/40068

Title: Reabilitação da aprendizagem com a estratégia flipped classroom
Authors: Oliveira, Paulo
Editors: Carrageta, Maria do Céu Mestre
Gonçalves, Rui Filipe Lopes
Neves, Hugo Leiria
Gonçalves, Ana Maria Pacheco Mendes Perdigão Costa
Simões, Maria da Alegria Gonçalves
Keywords: flipped classroom
ensino de Biologia
aceleradores de aprendizagem
Biologia Humana
Issue Date: Jul-2023
Publisher: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Citation: Oliveira, P. (2023) Reabilitação da aprendizagem com a estratégia flipped classroom. In: M.C.M. Carrageta, R.F.L. Gonçalves, H.L. Neves, A.M.P.M.P.C. Gonçalves, M.A.G. Simões (Eds.). CNaPPES 2022 - 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. ISBN 978-989-35129-3-7
Abstract: Descreve-se uma adaptação da estratégia de aprendizagem ativa flipped classroom, tendo como público-alvo uma turma da licenciatura de Biologia Humana. Em anos recentes erificou-se o predomínio de alunos cuja compreensão insuficiente dos conceitos fundamentais torna praticamente inalcançáveis os objetivos da aprendizagem específica da unidade curricular Biologia do esenvolvimento. Procurou-se, através desta prática pedagógica, para além de mediar através dos alunos um complemento às aulas expositivas, dar-lhes uma oportunidade de identificarem as suas dificuldades num contexto diferente do habitual: explicar um conteúdo científico aos seus pares. As sessões consistiram de apresentações curtas sobre pequenos trechos de documentos científicos, enquadradas pela matéria lecionada mais recentemente. O empenhamento foi em geral satisfatório, mas, a par de confirmarem-se as suspeitas de insuficiências, que se iam suprindo durante as sessões, a avaliação evidenciou desistências precoces e uma redução do empenhamento (por rotina) na última série de sessões. Realizou-se um inquérito no final do semestre sobre diferentes facetas da experiência dos alunos com estas sessões e respetiva preparação, para complementar a imagem formada durante a prática pedagógica. No conjunto da evidência obtida identificaram-se prioridades de aperfeiçoamento da estratégia para a sua aplicação nos anos letivos seguintes, e identificaram-se preliminarmente indicadores de diferentes graus de proficiência.
URI: https://cnappes.org/cnappes-2022/apresentacoes/
http://hdl.handle.net/10174/40068
ISBN: 978-989-35129-3-7
Type: article
Appears in Collections:BIO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Suplemento%20do%20artigo%20CNaPPES.22.pdfSuplemento referido na nota 3 do artigo843.75 kBAdobe PDFView/Open
PaulodeOliveiraCNaPPES22.pdfArtigo, enquadrado pelos dados editoriais e índice do livro de atas664.33 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois