|
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/40067
|
| Title: | Avaliação formativa no ensino de matemática: práticas e percepções docentes |
| Authors: | Araújo, Francisco Borralho, António Santos, Maria José |
| Editors: | Bezerra, Antônio Batista, Glessiane Santos, Maria José |
| Keywords: | avaliação formativa ensino de matemática Prática docente Feedback |
| Issue Date: | 2025 |
| Publisher: | Objetivo Educacional |
| Citation: | Araújo, F. C.; Borralho, A. & Santos, M. J. (2025). Avaliação formativa no ensino de matemática: práticas e percepções docentes. In A. M. Bezerra, G. C. Batista & M. J. Santos (Coord.), Anais XIV DIMA: Diálogos da Matemática com a Pedagogia (pp. 25 - 37). Objetivo Educacional. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.13493.95200 |
| Abstract: | Este texto retrata um estudo que investiga as práticas e percepções docentes sobre a avaliação formativa no ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, destacando a lacuna entre os pressupostos teóricos e sua implementação em sala de aula. A problemática centra-se nos desafios enfrentados pelos professores para incorporar estratégias formativas, como a oferta de feedback contínuo, em contextos marcados por culturas avaliativas tradicionais. O objetivo foi analisar concepções, estratégias e obstáculos relatados por professores da rede municipal de Fortaleza (CE). A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, utilizou um questionário on-line composto por seis questões, aplicado a um grupo de cinco docentes, cujas respostas foram analisadas mediante a Sequência Fedathi como Metodologia de Análise de Dados (SFMAD). Os resultados revelam predominância da avaliação formativa (80% dos professores a utilizam), embora com ênfase em aspectos comportamentais e desafios como carga horária extensa (60%) e engajamento dos alunos (40%). Conclui-se que, apesar da adoção, persistem divergências conceituais e barreiras práticas. |
| URI: | https://www.researchgate.net/publication/395914214_Anais_DIMA_2025?channel=doi&linkId=68d7a9329383755fd706fef8&showFulltext=true http://hdl.handle.net/10174/40067 |
| ISBN: | 978-65-83817-03-7 |
| Type: | article |
| Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|