Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/40066

Title: Comunicação Matemática em Aulas com Tarefas de Ensino - Aprendizagem – Avaliação: Pontos e Contrapontos
Authors: Cabral, Clara
Borralho, António
Martins, Alison
Lucena, Isabel
Keywords: Comunicação Matemática
Tarefas Matemáticas
Ensino Exploratório
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Estadual da Paraíba
Citation: Cabral, C., Borralho, A., Martins, A. & Lucena, I. (2024). Comunicação Matemática em Aulas com Tarefas de Ensino - Aprendizagem – Avaliação: Pontos e Contrapontos. Universidade Estadual da Paraíba. https://www.even3.com.br/anais/6sipemat/801357-a-comunicacao-matematica-em-aulas-com-tarefas-de-ensino---aprendizagem--avaliacao--pontos-e-contrapontos
Abstract: O artigo intitulado a Comunicação Matemática em aulas com Tarefas de EnsinoAprendizagem – avaliação: pontos e contrapontos, extrato de uma pesquisa de Doutorado em andamento, tem como objetivo trazer uma discussão de natureza reflexiva e interpretativa sobre que ações caracterizam a comunicação matemática e indícios decorrentes delas que permitam compreender o seu papel no trabalho com tarefas matemáticas na perspectiva do trabalho com investigações. As discussões do texto são baseadas em estudos como os de Martinho e Rocha, (2018); Guerreiro et al., (2015); Ponte et al., (2007); Araújo & Borralho, (2018) entre outros. As ações comunicativas destacadas no artigo apoiam o ensino exploratório, de forma que este funcione como um meio de aprendizagem produtivo, pois envolve o trabalho com atividades desafiantes, promovendo troca de informações, manifestações dos processos de raciocínios, levantamento de conjecturas e exposições de contrapontos, quando há a socialização das respostas e caminhos de resoluções. Como resultados da análise crítica apontamos que para a comunicação matemática ocorrer de forma eficiente e os objetivos de ensino sejam alcançados é fortemente recomendado que alguns elementos importantes sejam observados como: a) a escolha/formulação das tarefas esteja alinhada com o planejamento do professor; e b) a criação de um ambiente de respeito mútuo para que todos sintam-se encorajados e confiantes em divulgar suas ideias e conjecturas
URI: https://www.even3.com.br/anais/6sipemat/801357-a-comunicacao-matematica-em-aulas-com-tarefas-de-ensino---aprendizagem--avaliacao--pontos-e-contrapontos
http://hdl.handle.net/10174/40066
ISBN: 978-65-272-0577-7
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
801357.pdf188.43 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois