|
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/40066
|
| Title: | Comunicação Matemática em Aulas com Tarefas de Ensino - Aprendizagem – Avaliação: Pontos e Contrapontos |
| Authors: | Cabral, Clara Borralho, António Martins, Alison Lucena, Isabel |
| Keywords: | Comunicação Matemática Tarefas Matemáticas Ensino Exploratório |
| Issue Date: | 2024 |
| Publisher: | Universidade Estadual da Paraíba |
| Citation: | Cabral, C., Borralho, A., Martins, A. & Lucena, I. (2024). Comunicação Matemática em Aulas com Tarefas de Ensino - Aprendizagem – Avaliação: Pontos e Contrapontos. Universidade Estadual da Paraíba. https://www.even3.com.br/anais/6sipemat/801357-a-comunicacao-matematica-em-aulas-com-tarefas-de-ensino---aprendizagem--avaliacao--pontos-e-contrapontos |
| Abstract: | O artigo intitulado a Comunicação Matemática em aulas com Tarefas de EnsinoAprendizagem – avaliação: pontos e contrapontos, extrato de uma pesquisa de Doutorado
em andamento, tem como objetivo trazer uma discussão de natureza reflexiva e
interpretativa sobre que ações caracterizam a comunicação matemática e indícios
decorrentes delas que permitam compreender o seu papel no trabalho com tarefas
matemáticas na perspectiva do trabalho com investigações. As discussões do texto são
baseadas em estudos como os de Martinho e Rocha, (2018); Guerreiro et al., (2015); Ponte
et al., (2007); Araújo & Borralho, (2018) entre outros. As ações comunicativas destacadas
no artigo apoiam o ensino exploratório, de forma que este funcione como um meio de
aprendizagem produtivo, pois envolve o trabalho com atividades desafiantes, promovendo
troca de informações, manifestações dos processos de raciocínios, levantamento de
conjecturas e exposições de contrapontos, quando há a socialização das respostas e
caminhos de resoluções. Como resultados da análise crítica apontamos que para a
comunicação matemática ocorrer de forma eficiente e os objetivos de ensino sejam
alcançados é fortemente recomendado que alguns elementos importantes sejam
observados como: a) a escolha/formulação das tarefas esteja alinhada com o planejamento do professor; e b) a criação de um ambiente de respeito mútuo para que todos sintam-se
encorajados e confiantes em divulgar suas ideias e conjecturas |
| URI: | https://www.even3.com.br/anais/6sipemat/801357-a-comunicacao-matematica-em-aulas-com-tarefas-de-ensino---aprendizagem--avaliacao--pontos-e-contrapontos http://hdl.handle.net/10174/40066 |
| ISBN: | 978-65-272-0577-7 |
| Type: | article |
| Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|