|
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/40063
|
| Title: | Etnomatemática e Autoformação Docente: Um Estado do Conhecimento |
| Authors: | Martins, Alison Lucena, Isabel Cabral, Clara Borralho, António |
| Keywords: | Autoformação Etnomatemática Professor de matemática |
| Issue Date: | 2024 |
| Publisher: | Even3 |
| Citation: | Martins, A., Lucena, I., Cabral, C & Borralho, A. (2024). Etnomatemática e Autoformação Docente: Um Estado do Conhecimento. Anais 6º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. https://www.even3.com.br/anais/6sipemat/801939-etnomatematica-e-autoformacao-docente--um-estado-do-conhecimento |
| Abstract: | O presente estudo é parte de uma investigação de tese da área de Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultural Amazônica (GEMAZ). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estado do conhecimento, que tem por objetivo geral fazer um levantamento dos trabalhos que investigaram sobre a autoformação dos professores de matemática sob uma perspectiva etnomatemática, e identificar como têm sido desenvolvidas tais pesquisas. O levantamento foi realizado em cinco bases de dados e resultou na seleção de seis estudos, sendo um artigo, duas dissertações e três teses. A fundamentação teórica é centrada na etnomatemática e na autoformação docente, com base em autores como D’Ambrosio e D´Ambrosio (2006); Costa e Ghedin (2021); Domite (2006); Pineau e Galvani (2012), dentre outros. Diante dos dados apontados, observa-se que, mesmo diante de um número parcialmente elevado de investigações em etnomatemática, poucas se voltam para a autoformação dos professores de matemática sob a perspectiva da etnomatemática |
| URI: | https://www.even3.com.br/anais/6sipemat/801939-etnomatematica-e-autoformacao-docente--um-estado-do-conhecimento http://hdl.handle.net/10174/40063 |
| ISBN: | 978-65-272-0577-7 |
| Type: | article |
| Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|