Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/40063

Title: Etnomatemática e Autoformação Docente: Um Estado do Conhecimento
Authors: Martins, Alison
Lucena, Isabel
Cabral, Clara
Borralho, António
Keywords: Autoformação
Etnomatemática
Professor de matemática
Issue Date: 2024
Publisher: Even3
Citation: Martins, A., Lucena, I., Cabral, C & Borralho, A. (2024). Etnomatemática e Autoformação Docente: Um Estado do Conhecimento. Anais 6º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. https://www.even3.com.br/anais/6sipemat/801939-etnomatematica-e-autoformacao-docente--um-estado-do-conhecimento
Abstract: O presente estudo é parte de uma investigação de tese da área de Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultural Amazônica (GEMAZ). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estado do conhecimento, que tem por objetivo geral fazer um levantamento dos trabalhos que investigaram sobre a autoformação dos professores de matemática sob uma perspectiva etnomatemática, e identificar como têm sido desenvolvidas tais pesquisas. O levantamento foi realizado em cinco bases de dados e resultou na seleção de seis estudos, sendo um artigo, duas dissertações e três teses. A fundamentação teórica é centrada na etnomatemática e na autoformação docente, com base em autores como D’Ambrosio e D´Ambrosio (2006); Costa e Ghedin (2021); Domite (2006); Pineau e Galvani (2012), dentre outros. Diante dos dados apontados, observa-se que, mesmo diante de um número parcialmente elevado de investigações em etnomatemática, poucas se voltam para a autoformação dos professores de matemática sob a perspectiva da etnomatemática
URI: https://www.even3.com.br/anais/6sipemat/801939-etnomatematica-e-autoformacao-docente--um-estado-do-conhecimento
http://hdl.handle.net/10174/40063
ISBN: 978-65-272-0577-7
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
801939.pdf193.17 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois