Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39944

Title: Concerto para clarinete de Aaron Copland: as repercussões da diversidade cultural na interpretação
Authors: Pardal, Diogo José Amélio
Advisors: Santos, Ana Maria Mendes Carvalho dos
Keywords: Clarinete
A. Copland
Interpretação
Multiculturalidade
Martin Fröst
Clarinet
A. Copland
Interpretation
Multiculturalism
Martin Fröst
Issue Date: 18-Nov-2025
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este trabalho de projeto tem como objeto de estudo o Concerto para Clarinete (1947) de Aaron Copland, uma das obras mais interpretadas do compositor e também de todo o repertório para clarinete. Tendo em conta que o concerto possuí uma forte influência estilística proveniente de diversos estilos musicais, esta investigação tem como principal objetivo refletir sobre as possíveis escolhas interpretativas que se podem tomar aquando da sua interpretação. Como é referido por alguns autores, pela multiculturalidade subjacente no concerto, não é possível que seja interpretado sem que se explore todo o seu contexto. Ao explorar e refletir sobre estes detalhes será possível entender e descodificar nuances interpretativas que estão para além da partitura. A investigação contém uma secção sobre o contexto da encomenda da obra, uma segunda parte que analisa a obra, de um ponto de vista formal e estilístico, e uma última que explora uma análise comparativa de duas interpretações de dois clarinetistas de épocas e backgrounds distintos: Benny Goodman e Martin Fröst. Através deste último método será explorado a interpretação e a visão do clarinetista que estreou a obra e, do outro lado, a visão de um dos clarinetistas mais influentes do século XXI. Esta comparação permite refletir sobre as escolhas interpretativas que cada um tomou e também sobre os aspetos técnicos que os distinguem, como o timbre, dinâmicas, tempo, fraseado ou articulação; - Aaron Copland's Clarinet Concerto: The Impact of Cultural Diversity on Interpretation Abstract: This research focuses on Aaron Copland’s Clarinet Concerto (1947), one of the composer’s most frequently performed works and also one of the most significant in the clarinet repertoire. Considering that the concerto displays strong stylistic influences drawn from various musical traditions, this research aims to reflect on the possible interpretative choices that can be made in its performance. As noted by several authors, due to the multicultural nature underlying the concerto, it cannot be interpreted without exploring its full cultural and stylistic context. By examining and reflecting on these details, it becomes possible to understand and decode interpretative nuances that extend beyond the written score. The study includes a section addressing the historical and contextual background of the commission, a second section presenting a formal and stylistic analysis of the work, and a final part that offers a comparative analysis of two interpretations by clarinetists from distinct eras and musical backgrounds: Benny Goodman and Martin Fröst. Through this final approach, the research explores both the interpretation and artistic vision of the clarinetist who premiered the work, and, conversely, that of one of the most influential clarinetists of the twenty-first century. This comparison allows for reflection on the interpretative choices made by each performer and on the technical aspects that distinguish them, such as timbre, dynamics, tempo, phrasing, and articulation.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39944
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Musica_Interpretacao-Diogo_Jose_Amelio_Pardal.pdf2.96 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois