Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39913

Title: Educação e diversidade: políticas e formação de professores inclusivos
Authors: Borralho, Antonio
Keywords: inclusão
diversidade
Formação de professores
Politicas educativas
Issue Date: 2024
Publisher: Objetivo Educacional
Citation: Borralho, A. (2024). Prefácio. In M. J. Santos, G. C. Prata, W. M. Andrade & A. M. Andrade (org), Educação e diversidade: políticas e formação de professores inclusivos (pp. 9-1'0). Objetivo Educacional. http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79302
Abstract: Em setembro de 2023 fui contactado pela Professora Maria José Costa dos Santos, atual coordenadora do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA), que pretendia fazer uma visita técnica à Universidade de Évora com o objetivo de potenciar a internacionalização das respetivas instituições, em particular a nível da investigação científica. Foi a partir daqui que fui indagar o G-TERCOA de modo a perceber quem era o grupo, o que faziam e desenvolviam. Pela leitura, apercebi-me da relação do grupo com a educação matemática em particular, aspeto que nos poderia aproximar, e da referida visita técnica resultou o estabelecimento de um protocolo de cooperação científica entre a Universidade de Évora e a Universidade Federal do Ceará, bem como a inter-relação entre o G-TERCOA e o Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE), em particular com a linha de investigação Ensino, Avaliação e Aprendizagem (EAA), na qual estou integrado e desenvolvo a minha atividade de investigação. A partir daqui muitas têm sido as colaborações bilaterais através de várias iniciativas (participação em júris de diversa natureza, publicação científica e orientação de trabalhos académicos). No primeiro semestre de 2024 a Professora Maria José Costa dos Santos permaneceu, durante algum tempo, na Universidade de Évora e isso permitiu-nos compreender e aprofundar o trabalho de cada um dos grupos (G-TERCOA e EAE) e, sobretudo, planear ações conjuntas para os próximos tempos. Este contacto, presencial e pessoal com a atual coordenadora do G-TERCOA, levou-me a um conhecimento mais profundo da dimensão investigativa e de intervenção do Grupo. O excelente trabalho desenvolvido a nível da formação de professores nos dez anos de atividade deste Grupo, é algo raro e que está espelhado nesta publicação, bem como em inúmeras outras no site do G-TERCOA (https://gtercoa.ufc.br/pt/publicacoes/). Outra característica que me parece interessante ressaltar é a diversidade nas temáticas e nos propósitos. Embora a formação de professores seja preponderante, no entanto temas como, inclusão, etnomatemática, tecnologia, música e assuntos matemáticos curriculares espelham a referida diversidade temática. Quanto aos propósitos, poderei evocar que sejam a nível de políticas públicas, da investigação fundamental, onde se desenvolvem aspetos como a Sequência de Fedathi e a Teoria da Objetivação e da investigação aplicada no sentido de melhorar as práticas pedagógicas de sala de aula e as aprendizagens dos alunos. Assim, o livro Educação e diversidade: políticas e formação de professores inclusivos, reflete bem os 10 anos de atividade do G-TERCOA, estando construída a uma base sólida de ciência para suportar a investigação e a formação de professores para os próximos anos.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79302
http://hdl.handle.net/10174/39913
ISBN: 978-65-982698-4-5
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Prefácios/Epílogos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
E-book - Educação e diversidade.pdf5.43 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois