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http://hdl.handle.net/10174/39815
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| Title: | Avaliação Formativa e Somativa – uma perspectiva articulada |
| Authors: | Borralho, Antonio Brayner, Conceição |
| Keywords: | Avaliação sumativa Avaliação formativa Avaliação pedagógica Matemática |
| Issue Date: | 2023 |
| Publisher: | LF Editorial |
| Citation: | Borralho, A. & Brayner. C. (2023). Avaliação Formativa e Somativa – uma perspectiva articulada. In I. Lucena & A. Borralho (Org), Ensino, avaliação e aprendizagem da matemática: da sala de aula à formação docente (pp. 45-67).LF Editorial |
| Abstract: | A Avaliação educacional é um campo vasto e complexo que vem des-pertando o interesse de muitos pesquisadores, o que inclui a avalia-ção pedagógica, também denominada em muitos países de avaliação interna, que está assumindo para muitos autores um papel essencialmente pedagógico, de responsabilidade de professores e escolas, com o propósito de contribuir para que os alunos aprendam mais e melhor. O professor, neste caso, realiza um trabalho colaborativo com os alunos e assume a tarefa de colher informações que permitam identificar as aprendizagens adquiridas ou não, do ponto de vista das metas de ensino e das práticas desenvolvidas em sala de aula, reformulando os planos com os ajustes necessários, se esta for uma necessidade diagnosticada. Diante dos dilemas atuais de uma sociedade em permanente mudança, com utilização de ferramentas tecnológicas e exigências dos contextos educa-cional e curricular para o ensino da matemática, torna-se evidente a necessi-dade da formulação de planejamentos escolares e práticas letivas que propiciem a articulação de informações e dados da avaliação com o ensino e as aprendiza-gens dos alunos, objetivando assim conceber o ato de avaliar como uma cons-trução social, que promove a melhoria das aprendizagens dos alunos.Tratar da articulação nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação é lidar com questões paradigmáticas bem distintas, uma vez que a escola ainda apresenta influências do positivismo em sua prática educativa, refletindo a fragmentação dos saberes e a organização curricular disciplinar com tendência à organização do trabalho pedagógico voltado ao paradigma da transmissão/recepção, e de outro lado a pedagogia desponta questões pertinentes ao paradigma
da interpretação e comunicação pedagógica reforçando adoção de práticas
de avaliação compartilhadas com os discentes e/ou escola.
Outro ponto que merece atenção dos educadores é a realização de avaliações
em larga escala ou avaliação externa, pois possuem o objetivo, entre
outros, de avaliar a proficiência dos alunos em determinados níveis de escolaridade,
se caracterizando como marco na avaliação dos sistemas educativos
para a tomada de decisão de políticas e diretrizes educacionais a nível nacional
e internacional. Fernandes (2019), a propósito de se aceitar serenamente as
avaliações externas, refere que há um certo consenso de que estas são sinônimo
de rigor, de exigência e qualidade sem se discutir profunda e sustentadamente
na investigação os efeitos perniciosos da sua utilização.
Com ênfase nas ideias de Fernandes (2020b), assumimos neste trabalho
que a avaliação formativa e somativa integram a avaliação pedagógica, pois
ambas podem fornecer importantes informações que os alunos devem utilizar
para aprender e o professor para ensinar. O autor concebe ainda a avaliação
como prática social que reflete as subjetividades dos sujeitos e envolve o currículo, a didática, além de conhecimentos da disciplina que ministra e conhecimentos da pedagogia e da própria avaliação.
A dinâmica da avaliação formativa pode ser uma grande aliada no aprimoramento
da prática pedagógica, favorecendo ao professor e aluno refletirem
sobre suas posturas/tarefas com uso de feedback, ajustando o planejamento ao
desenvolvimento de aprendizagens matemáticas. O processo pode ainda combater
preconceitos em relação à matemática rompendo, assim, alguns mitos do
ensino e aprendizagem que colocam a disciplina como a vilã do fracasso escolar
de muitos estudantes. Nessa diretriz será necessário partir do pressuposto
de que a avaliação das aprendizagens não é um processo totalmente objetivo e que não é possível determinar com exatidão, através de uma medição, o que os alunos sabem e são capazes de fazer |
| URI: | https://www.martinsfontespaulista.com.br/ensino--avaliacao-e-aprendizagem-da-matematica--da-sala-de-aula-a-formacao-docente-1107465/p?srsltid=AfmBOoosQlf5VF-gJFvxu3-JzaHiHARE_C0RPdO23BDu8q9PwHkmx3Aw http://hdl.handle.net/10174/39815 |
| ISBN: | 978-65-5563-379-5 |
| Type: | bookPart |
| Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
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