|
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/39800
|
| Title: | ROADMAP RAFA: Da Avaliação à Inovação Pedagógica em Sala de Aula |
| Authors: | Latas, Joana Borralho, António Barbosa, Elsa |
| Keywords: | avaliação pedagógica design research articulação ensino, avaliação, aprendizagem tarefas matemáticas Modelo didático |
| Issue Date: | 2024 |
| Publisher: | Universidade de Évora |
| Citation: | Latas, J., Borralho, A. & Barbosa, E. (2024). ROADMAP RAFA: Da Avaliação à Inovação Pedagógica em Sala de Aula: Universidade de Évora |
| Abstract: | A idealização do projeto Avaliação Formativa na Prática Letiva do Professor de Matemática: Relações com as Aprendizagens – RAFA surge na sequência do desenvolvimento e consolidação de uma linha de investigação ao longo dos últimos quinze anos na área da avaliação das aprendizagens. Assim, o amadurecimento de ideias e conceitos ao longo desta trajetória delimita, de forma clara, o foco do RAFA: procura implementar, a partir de tarefas de sala de aula, uma avaliação formativa que faça parte integrante da prática letiva dos professores e que se articule com a avaliação sumativa, congruente com as orientações curriculares nacionais.
O RAFA integra um conjunto de conhecimentos, oriundos da investigação, como o retrato das práticas de avaliação em sala de aula, a avaliação pedagógica, o desenvolvimento profissional do professor, o trabalho colaborativo, os cenários de investigação com os alunos em sala de aula, a tipologia de tarefas matemáticas e o ensino exploratório da matemática, os quais pretendem-se devidamente articulados ao agregar um aspeto essencial: a centralidade das tarefas matemáticas nas práticas de sala de aula. Desta forma, significa que o currículo é desenvolvido, essencialmente, a partir destas e onde se pretende que exista uma forte articulação entre o ensino, a avaliação e
a aprendizagem.
Além disso, através de um procedimento colaborativo e reflexivo por parte dos professores participantes, de forma a ir podendo melhorar a planificação das aulas e das práticas letivas, foi possível encontrar um modelo didático que enfatiza a avaliação pedagógica em prol de melhor ensino e aprendizagem.
O principal resultado do projeto são os benefícios consequentes para a motivação e aprendizagens dos alunos relativamente à Matemática. O depoimento de um dos alunos participantes “O RAFA faz-me dor de cabeça, faz-me pensar”, retrata bem a envolvência do currículo de forma holística: as Aprendizagens Essenciais devidamente articuladas com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. |
| URI: | https://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas/RAFA http://hdl.handle.net/10174/39800 |
| Type: | book |
| Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|