Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39800

Title: ROADMAP RAFA: Da Avaliação à Inovação Pedagógica em Sala de Aula
Authors: Latas, Joana
Borralho, António
Barbosa, Elsa
Keywords: avaliação pedagógica
design research
articulação ensino, avaliação, aprendizagem
tarefas matemáticas
Modelo didático
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Latas, J., Borralho, A. & Barbosa, E. (2024). ROADMAP RAFA: Da Avaliação à Inovação Pedagógica em Sala de Aula: Universidade de Évora
Abstract: A idealização do projeto Avaliação Formativa na Prática Letiva do Professor de Matemática: Relações com as Aprendizagens – RAFA surge na sequência do desenvolvimento e consolidação de uma linha de investigação ao longo dos últimos quinze anos na área da avaliação das aprendizagens. Assim, o amadurecimento de ideias e conceitos ao longo desta trajetória delimita, de forma clara, o foco do RAFA: procura implementar, a partir de tarefas de sala de aula, uma avaliação formativa que faça parte integrante da prática letiva dos professores e que se articule com a avaliação sumativa, congruente com as orientações curriculares nacionais. O RAFA integra um conjunto de conhecimentos, oriundos da investigação, como o retrato das práticas de avaliação em sala de aula, a avaliação pedagógica, o desenvolvimento profissional do professor, o trabalho colaborativo, os cenários de investigação com os alunos em sala de aula, a tipologia de tarefas matemáticas e o ensino exploratório da matemática, os quais pretendem-se devidamente articulados ao agregar um aspeto essencial: a centralidade das tarefas matemáticas nas práticas de sala de aula. Desta forma, significa que o currículo é desenvolvido, essencialmente, a partir destas e onde se pretende que exista uma forte articulação entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem. Além disso, através de um procedimento colaborativo e reflexivo por parte dos professores participantes, de forma a ir podendo melhorar a planificação das aulas e das práticas letivas, foi possível encontrar um modelo didático que enfatiza a avaliação pedagógica em prol de melhor ensino e aprendizagem. O principal resultado do projeto são os benefícios consequentes para a motivação e aprendizagens dos alunos relativamente à Matemática. O depoimento de um dos alunos participantes “O RAFA faz-me dor de cabeça, faz-me pensar”, retrata bem a envolvência do currículo de forma holística: as Aprendizagens Essenciais devidamente articuladas com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
URI: https://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas/RAFA
http://hdl.handle.net/10174/39800
Type: book
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ROADMAP RAFA (10).pdf18.56 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois