Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39791

Title: Avalição Pedagógica no Ensino Superior: Possibilidades de Melhoria e Inovação
Authors: Cid, Marília
Fialho, Isabel
Borralho, Antonio
Keywords: avaliação pedagógica
Ensino Superior
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Cid, M., Fialho, I. & Borralho, A. (2023). Avalição Pedagógica no Ensino Superior: Possibilidades de Melhoria e Inovação. Universidade de Évora
Abstract: As questões ligadas ao ensino, à avaliação e à aprendizagem têm merecido nas últimas décadas uma atenção crescente por parte das instituições de ensino superior, sobretudo após a implementação do Processo de Bolonha, e estão cada vez mais presentes na agenda de políticas internacionais, como também nacionais, na senda da promoção de uma educação de qualidade para todos. Apesar de darmos aqui relevo à avaliação, consideramos que o processo de ensinar-avaliar-aprender se constitui como um processo integrado. O destaque justifica-se também pelo facto de a prática avaliativa constituir uma área onde a mudança de paradigma tem tardado a acontecer nas instituições educativas, predominando, como a investigação mostra, uma perspetiva associada quase exclusivamente à classificação e à certificação. Emerge, assim, o conceito de avaliação pedagógica, entendida como um processo que envolve docentes e estudantes e implica a recolha de informação referente às aprendizagens dos alunos, tendo em vista diversos fins, que podem ser de natureza formativa ou sumativa. O uso de feedback regulador das aprendizagens e o acompanhamento do aluno no desenvolvimento das atividades correspondem a intentos formativos, enquanto a atribuição de uma nota apresenta uma intencionalidade claramente sumativa. Estas duas modalidades de avaliação, a formativa e a sumativa, embora complementares e ambas com um papel significativo no processo de aprendizagem e de ensino, têm funções diversas na prática letiva, sendo a avaliação formativa a que mais contribui para a superação das dificuldades dos estudantes, pois ocorre durante o processo, enquanto ainda pode ser útil para melhorar as aprendizagens e também o próprio ensino. Neste sentido, este e-book, ao focar-se especificamente na avaliação pedagógica, com enfoque na avaliação formativa, procura fornecer um conjunto de informações e sugestões, com base em perspetivas atuais sobre a temática, selecionadas com o intuito de constituir um referencial tangível e que crie possibilidades de reflexão e de inovação pedagógica. Pretende-se, assim, com este documento, contribuir para a implementação, por parte dos docentes, de estratégias de avaliação que valorizem o uso de feedback e promovam um maior envolvimento dos estudantes no processo avaliativo, nomeadamente de estudantes com perfis associados a um maior risco de abandono e de insucesso.
URI: https://www.ipisucesso.uevora.pt/wp-content/uploads/2024/02/ebook_AVALIACAO-PEDAGOGICA-NO-ENSINO-SUPERIOR_possibilidades-de-melhoria-e-inovacao_f.pdf
http://hdl.handle.net/10174/39791
ISBN: 978-972-778-358-8
Type: book
Appears in Collections:PED - Publicações - Livros

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