Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39756

Title: Foco externo de atenção melhora a performance de um teste de tempo de resposta
Authors: Flôres, Fábio
Cardozo, Priscila
Drews, Ricardo
Issue Date: Nov-2025
Abstract: Contextualização: Treinadores e professores de educação física frequentemente utilizam diversas estratégias para aprimorar o nível de habilidades motoras de seus atletas e alunos. De modo geral, esses profissionais costumam direcionar a atenção dos participantes para uma parte específica do corpo durante o movimento, conhecido como foco interno de atenção (FI). No entanto, diferentes pesquisas têm questionado essa prática. Esses resultados são sustentados pela Hipótese da Ação Restrita, que sugere que o foco externo de atenção (FE) pode facilitar o controle automático do movimento. Ao mesmo tempo, o FI induziria um controle consciente do movimento, interferindo no sistema motor e, consequentemente, prejudicando o desempenho. Objetivo: Examinar os efeitos do foco de atenção no tempo de resposta de adolescentes e investigar se a participação em esportes modera esse efeito. Materiais e Métodos: Cinquenta e oito adolescentes foram aleatoriamente distribuídos em três grupos de foco de atenção: FE, FI ou controle. Os participantes realizaram uma tarefa de tempo de resposta com um estímulo visual. Foi realizada uma ANOVA fatorial 3 (grupos de foco) x 2 (participação esportiva). Resultados: Foi encontrado um efeito principal significativo do foco de atenção, com o grupo FE apresentando desempenho superior aos grupos FI e controle. A prática esportiva isoladamente não foi um fator significativo; contudo, entre os participantes que praticavam esportes, o grupo FE demonstrou desempenho significativamente melhor do que os grupos FI e controle. Não foram observadas diferenças significativas entre os participantes não praticantes de esportes. Conclusões: Esses achados reforçam os benefícios de um foco externo de atenção, especialmente entre adolescentes envolvidos em atividades esportivas, destacando a necessidade de que treinadores e professores reconsiderem o uso frequente de instruções e feedback baseados no FI, que podem interferir negativamente no desempenho.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39756
Type: lecture
Appears in Collections:PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Pôster 44SNEF_Fábio, Priscila & Ricardo final.pptx2 MBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois