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http://hdl.handle.net/10174/39756
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| Title: | Foco externo de atenção melhora a performance de um teste de tempo de resposta |
| Authors: | Flôres, Fábio Cardozo, Priscila Drews, Ricardo |
| Issue Date: | Nov-2025 |
| Abstract: | Contextualização: Treinadores e professores de educação física frequentemente utilizam diversas estratégias para aprimorar o nível de habilidades motoras de seus atletas e alunos. De modo geral, esses profissionais costumam direcionar a atenção dos participantes para uma parte específica do corpo durante o movimento, conhecido como foco interno de atenção (FI). No entanto, diferentes pesquisas têm questionado essa prática. Esses resultados são sustentados pela Hipótese da Ação Restrita, que sugere que o foco externo de atenção (FE) pode facilitar o controle automático do movimento. Ao mesmo tempo, o FI induziria um controle consciente do movimento, interferindo no sistema motor e, consequentemente, prejudicando o desempenho. Objetivo: Examinar os efeitos do foco de atenção no tempo de resposta de adolescentes e investigar se a participação em esportes modera esse efeito. Materiais e Métodos: Cinquenta e oito adolescentes foram aleatoriamente distribuídos em três grupos de foco de atenção: FE, FI ou controle. Os participantes realizaram uma tarefa de tempo de resposta com um estímulo visual. Foi realizada uma ANOVA fatorial 3 (grupos de foco) x 2 (participação esportiva). Resultados: Foi encontrado um efeito principal significativo do foco de atenção, com o grupo FE apresentando desempenho superior aos grupos FI e controle. A prática esportiva isoladamente não foi um fator significativo; contudo, entre os participantes que praticavam esportes, o grupo FE demonstrou desempenho significativamente melhor do que os grupos FI e controle. Não foram observadas diferenças significativas entre os participantes não praticantes de esportes. Conclusões: Esses achados reforçam os benefícios de um foco externo de atenção, especialmente entre adolescentes envolvidos em atividades esportivas, destacando a necessidade de que treinadores e professores reconsiderem o uso frequente de instruções e feedback baseados no FI, que podem interferir negativamente no desempenho. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/39756 |
| Type: | lecture |
| Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
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