Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9415

Title: Projecção da População Portuguesa nas Idades Jovens (2011-2035): uma ferramenta fundamental para (re)pensar a Rede de Ensino Superior em Portugal
Authors: Dias, Rui
Mendes, Maria Filomena
Magalhães, M. Graça
Infante, Paulo
Editors: Rego, Conceição
Caleiro, António
Vieria, Carlos
Vieira, Isabel
Baltazar, Maria da Saudade
Keywords: Ensino Superior
Jovens
População
Projecção
Issue Date: 2013
Publisher: Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia
Citation: Dias, R.; Filomena Mendes, M.; Magalhães, M. G.; Infante, P.(2013). Projecção da População Portuguesa nas Idades Jovens (2011-2035): uma ferramenta fundamental para (re)pensar a Rede de Ensino Superior em Portugal, in Redes de Ensino Superior: contributos perante os desafios do desenvolvimento (Coordenação: Rego, C., Caleiro, A., Vieira, C., Vieira, I. e Baltazar, M. S.), Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia, pp. 181-201.
Abstract: As projeções de população revelam-se um instrumento particularmente útil em processos de tomada de decisão em áreas socioeconómicas diversas, como é o caso do planeamento da oferta educativa. A composição da população do futuro, em termos de sexos e idades, é fortemente condicionada pela população de partida e pela acção da mortalidade em cada idade, diferente entre homens e mulheres, observada ao longo do tempo, assim como pela fecundidade e pelas migrações do futuro. No final do século XX assistiu-se ao surgimento de inúmeros métodos de previsão da população. Esta tendência teve como principal factor de alavancagem os declínios muito acentuados da mortalidade e da fecundidade, registados fundamentalmente nos países mais desenvolvidos, bem como a consequente necessidade de avaliar antecipadamente as suas consequências nas sociedades do futuro. A partir dos dados da Human Mortality Database para Portugal aplicámos o método de Lee-Carter (1992) para a projecção da mortalidade para os próximos 25 anos. Quanto à componente da fecundidade as taxas foram modelizadas com recurso ao método proposto por Schmertmann (2003), utilizando o software disponibilizado pelo autor (Schmertmann, 2005). Face às dificuldades na abordagem das novas formas de mobilidade da população, à complexidade dos fluxos migratórios sobretudo devido à sua volatilidade, o ensaio proposto não inclui esta componente, ou seja, pressupõe a inexistência de fluxos migratórios. Com base nos resultados para a evolução de ambas as componentes de dinâmica demográfica, mortalidade e fecundidade, partindo da população estimada para o ano de 2010, projectou-se a população portuguesa para aquele intervalo temporal (2011-2035) usando o método por coortes e componentes. O estudo tem como principal objectivo avaliar a dimensão da população das classes etárias mais jovens no futuro próximo, de modo a ter uma visão precisa quer sobre a procura potencial, quer sobre as necessidades da Rede de Ensino Superior em Portugal ao longo dos próximos 25 anos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9415
Type: bookPart
Appears in Collections:MAT - Publicações - Capítulos de Livros
CIMA - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Artigo_livro_RES_RD_MFM_GM_PI.pdf4.91 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois