Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9402

Title: Os domínios de atuação da Universidade - investigação, ensino e prestação de serviços à comunidade - devem ser pensados globalmente como ações complementares e articuladas? O estudo caso do curso intensivo landscape embassador.
Authors: Freire, Maria
Ramos, Isabel
Keywords: ensino
investigação
prestação de serviços à comunidade
interdisciplinaridade
Issue Date: 2013
Publisher: FORGES Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
Citation: Ramos, I. & Freire, M. Os domínios de atuação da Universidade - investigação, ensino e prestação de serviços à comunidade - devem ser pensados globalmente como ações complementares e articuladas? O estudo caso do curso intensivo landscape embassador. In Acats da 3.ª Conferência FORGES “Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa”, Recife, 2013.
Abstract: Da Declaração mundial sobre educação superior para o século vinte e um: visão e ação, ressalta que a missão do ensino superior é educar, formar e fomentar a investigação, missões e valores que visam contribuir para o desenvolvimento sustentável e o melhoramento da sociedade como um todo. O ensino superior envolve assim competências, responsabilidades individuais e sociais e conteúdos humanistas e técnicos, articulados com a formação de indivíduos altamente qualificados, a investigação e a prestação de serviços à comunidade. Em Portugal, o ‘Estatuto da Carreira Docente Universitária’ confirma-o, pelos domínios de avaliação dos docentes. A investigação desenvolvida por vários autores atesta que os professores investigadores têm mais capacidades de integração dos vários âmbitos ligados à área disciplinar, maior consciência da perspectiva internacional daquela área e facilidade em atualizar o que ensinam; inversamente, o ensino contribui para a investigação, porque força os professores a clarificarem o enquadramento da investigação e porque enriquece a interação necessária entre ensino e investigação. A prestação de serviços à comunidade e a investigação, observadas em articulação com o ensino na perspectiva da fundamental interdisciplinaridade, é uma dinâmica que deve ser particularmente reforçada. A aplicação prática apresenta vantagens tanto na perspectiva do conhecimento teórico disciplinar, como da prática profissional e do ensino. Na perspectiva do ensino, as principais oportunidades suscitadas com tal articulação são: a realização de ambientes de trabalho mais reais, a execução de tarefas validadas por condicionantes e oportunidades mais autênticos, a 1 possibilidade de envolvimento de atores verídicos, a circunstância de uma verdadeira aproximação aos problemas atuais da sociedade, a possibilidade de os alunos verem o seu trabalho aproveitado e/ou publicado e o maior envolvimento e responsabilização dos alunos decorrentes destes benefícios. Testemunham-no as já significativas experiências que vão sendo realizadas ao nível internacional e nacional, que ilustraremos com o curso intensivo landscape ambassador.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9402
ISBN: 978-989-97890-3-6
Type: article
Appears in Collections:ICAAM - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
PAO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CHAIA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Artigo_RAMOS_ISABEL_e_FREIRE_MARIA_Domínios_Actuação_Universidade_ConferênciaFORGES2013.pdf3.44 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois