Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9395

Title: Paisagem. Ensino tradicional em mudança?
Authors: Freire, Maria
Ramos, Isabel
Editors: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico, UE
Keywords: paisagem
ensino
interdisciplinaridade
prestação de serviços à comunidade
participação
Issue Date: Mar-2013
Publisher: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico, UE
Citation: Freire, M. & Ramos, I. Paisagem. Ensino tradicional em mudança? In Actas da II International Conference Learning and Teaching in Higher Education and Learning Orchestration in Higher Education, Évora, 2013.
Abstract: Uma das medidas para a implementação dos objectivos da Convenção Europeia da Paisagem (CEP), prende-se com a responsabilidade de formar especialistas e desenvolver cursos universitários nos domínios do conhecimento e dos valores ligados às paisagens. Para além destes domínios, os alunos devem adquirir competências que lhes permitam intervir na conjuntura atual e numa perspectiva futura, de modo mais interdisciplinar e aproximado à complexidade da realidade. Por outro lado, a CEP considera fundamental a participação ativa de todos os atores, no sentido de melhorar o conhecimento das paisagens, ponderando os valores que lhe são atribuídos pelos diferentes intervenientes. Domínios propícios à articulação dos campos de ação das universidades – de prestação de serviços à comunidade, investigação e ensino. Esta pesquisa realça a necessidade de promover algumas mudanças – ao nível das atitudes dos professores e dos alunos e dos valores disciplinares a reforçar – observando a articulação de domínios disciplinares particularmente ligados à intervenção na paisagem. Na perspectiva do ensino, as principais oportunidades suscitadas com tal articulação incluem: ambientes de trabalho mais reais, tarefas validadas por condicionantes e oportunidades mais autênticos, envolvimento de atores verídicos, experimentação de problemas atuais e maior responsabilização dos alunos. Exemplificamo-lo através da experiência didática do curso Landscape Ambassador (Programa Intensivo ERASMUS, entre escolas europeias e diferentes áreas disciplinares). Estas são mudanças que envolvem toda a comunidade académica, no sentido de pensar de forma crítica e reflexiva sobre as práticas correntes e de conceberem formas sensatas e criativas de as melhorarem.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9395
ISBN: 978-989-96656-4-4
Type: article
Appears in Collections:ICAAM - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CHAIA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
PAO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
LTHE_2013CD_AtasVersaoFINAL.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois