Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9357
|
Title: | O Género Musical na Identidade dos Instrumentos: o Saxofone no séc. XX |
Authors: | Marques, Mário Lopes, Eduardo |
Editors: | Lopes, Eduardo |
Keywords: | Música Musicologia Improvisação Jazz Saxofone |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Fundação Luis de Molina |
Citation: | “O GÉNERO MUSICAL NA IDENTIDADE DOS INSTRUMENTOS: O saxofone no séc. XX”, in Eduardo Lopes (coord.), Pluralidade no Ensino do Instrumento Musical, UnIMeM, Fundação Luís de Molina, 2013 |
Abstract: | Caraterísticas históricas e de ordem organológica fazem do saxofone um dos instrumentos musicais que melhor reflete idiossincrasias de género musical – em particular os géneros ‘clássico’ e jazz. Por outro lado, a capacidade do saxofone de ser manter ‘autêntico’ em cada género faz dele um instrumento privilegiado para integrar outros e ‘novos’ géneros musicais. Desta maneira, um estudo consciente da plasticidade técnica e de interpretação do saxofone será (deverá ser) também um estudo de vários géneros musicais – em que o próprio instrumento é o catalisador dessa necessidade.
A multiplicação de estilos musicais nas últimas seis/sete décadas, trouxe inevitavelmente muitas categorizações híbridas e que ‘navegam’ na fronteira entre vários géneros musicais. Aponta-se o Fourth Stream como um principio de um ‘novo’ género musical que tem no seu cerne uma fusão eficaz da música de tradição ocidental, com o jazz e música de outras culturas. Podendo-se já identificar músicos e compositores que representam este género, caberá agora refletir sobre as questões de formação musical (da teoria à prática) que possam responder aos desafios futuros de uma linguagem musical altamente inclusiva. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9357 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | UnIMeM - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|