Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9319

Title: Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior
Authors: Costa, Rosalina
Portas, Raquel
Dias, Sofia
Editors: Chaleta, Maria Elisa et al.
Keywords: Investigação Qualitativa
Metodologias Criativas
Métodos Visuais
Estudos da Criança e da Infância
Ensino Superior
Issue Date: Mar-2013
Publisher: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora
Citation: Costa, Rosalina, Portas, Raquel, & Dias, Sofia (2013). "Cor, Textura e Profundidade: Ensino e Aprendizagem de Metodologias Criativas de Investigação Social no Contexto do Ensino Superior". Actas da II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education” and “Learning Orchestration in Higher Education”, Maria Elisa Chaleta et al (Coord.), Évora: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / Universidade de Évora: 28–48. (CD, ISBN: 978-989-96656-4-4)
Abstract: Neste texto discutimos a importância, alcance e limitações do recurso a técnicas criativas de investigação social para o ensino e aprendizagem no ensino superior. Como ilustração, recorremos a um exercício de investigação desenvolvido no ano lectivo 2012/13 na u.c. Sociologia da Infância [SOC2425], leccionada ao curso de Sociologia na Universidade de Évora (Portugal). Metodologicamente, foi elaborado um estudo de casos múltiplos com o objetivo de compreender o modo como o espaço do quarto de dormir de uma criança, os seus usos e significados estão interligados com os mundos da vida e as culturas da infância de que são co-construtores. Neste contexto, crianças entre os 6-14 anos de idade foram, primeiro, convidadas a desenhar os seus próprios quartos. Depois, essas mesmas crianças participaram de uma entrevista semi-directiva centrada numa descrição detalhada do espaço de dormir, seus objetos e modos de apropriação (e.g. nas dimensões de espaço, tempo e significado). Os dados foram depois analisados por meio de uma análise qualitativa de conteúdo. No final, argumentamos que a combinação de diferentes técnicas de recolha de dados de uma forma singular e criativa permite lidar eficazmente com as múltiplas questões e desafios que surgem no quadro do ensino e aprendizagem de metodologias qualitativas em contexto de ensino superior.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9319
ISBN: 978-989-96656-4-4
Type: article
Appears in Collections:PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cor_ActasLTHE_RCostaRP&SD2013.pdf17.5 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois