|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9310
|
Title: | Interessa a Pedagogia à Economia da Educação? Uma resposta pela análise da literatura |
Authors: | Caleiro, António |
Keywords: | Economia da Educação Grafos Pedagogia Revisão da Literatura |
Issue Date: | Mar-2013 |
Publisher: | Universidade de Évora: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico |
Citation: | Caleiro, António (2013), “Interessa a Pedagogia à Economia da Educação? Uma resposta pela análise da literatura”,
Livro de Actas da II International Conference: Learning and Teaching in Higher Education/Learning Orchestration
in Higher Education, Universidade de Évora: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico, pp. 297-306, (ISBN:
978-989-96656-4-4). |
Abstract: | Um dos ramos da Economia dedica-se à análise das questões associadas à educação. Ao fazê-
lo é utilizada uma metodologia de base económica para, entre outros assuntos, abordar a formação dos indivíduos. Assim, para a Economia da Educação, não é, aparentemente,
importante – ou, pelo menos, tão importante – o processo (ensino-aprendizagem) de obtenção dessa formação, mas sim os seus factores prévios/explicativos – por exemplo, a nível microeconómico, a escolha de uma determinada área de formação – e/ou os seus factores
posteriores/consequentes – por exemplo, a nível macroeconómico, as consequências sobre o nível de desenvolvimento de um determinado país. Tal significa que, aparentemente, os aspectos pedagógicos têm sido negligenciados pela literatura na área da Economia da Educação. Neste trabalho, descortina-se esta aparência através de uma análise da literatura
sobre a matéria, recorrendo a uma abordagem de grafos. Esta permite, não só verificar até que ponto a Pedagogia tem interessado à Economia da Educação, mas também salientar quais as áreas mais analisadas pela literatura. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9310 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ECN - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|