Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9308

Title: Influência dos sistemas de contabilidade e controlo de gestão na formação do capital financeiro e do capital social das ONG(D)s: o caso da OIKOS
Authors: Reis, Eduardo
Novas, Jorge
Editors: OTOC
Keywords: ONG(D)s
Funções de Gestão
Sistemas de Contabilidade e Controlo de Gestão
Issue Date: Oct-2013
Publisher: Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas
Citation: Reis, Eduardo e Jorge Novas (2013), “Influência dos sistemas de contabilidade e controlo de gestão na formação do capital financeiro e do capital social das ONG(D)s: o caso da OIKOS”, Resumos das Comunicações ao XIV Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria – A Contabilidade Pública como Fator de Transparência, Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, ISBN: 978-989-98660-0-3.
Abstract: Nos últimos anos tem existido uma preocupação dos Estados, através de novas políticas governamentais, para dotar as OSFL de instrumentos e meios que confiram maior transparência e credibilidade à gestão. Os sistemas de contabilidade e controlo de gestão (SCCG) constituem um desses meios, que em muitos casos substituíram os processos informais de gestão e em algumas situações complementaram a sua ação. A importância da utilização dos SCCG é o objetivo central da presente pesquisa. O trabalho desenvolvido centra-se nessa relação, através da análise da importância (perceção) das informações produzidas pelos SCCG e pelas consequências da implementação dos sistemas de controlo de gestão nas diversas etapas de gestão da OIKOS. Pretende-se analisar a importância da informação e aplicação dos SCCG na criação de capital financeiro e capital social, através da análise das funções planeamento e eficácia operacional. O enquadramento do modelo faz-se através do sistema de alavancas de Simons, representativo do equilíbrio entre aplicação de controlos e sistemas de crenças e limites. A investigação envolveu a realização de um estudo de caso. A informação foi recolhida através de entrevistas semi-estruturadas, com análise de conteúdo, e através de um questionário. Os resultados mostram que a informação dos SCCG para captação de capital financeiro e criação de capital social é muito valorizada / ou de utilização muito frequente pelos públicos internos da OIKOS. Existe a perceção que são financiadores externos e internos os principais criadores de capital financeiro e que é a qualidade dos vinculos relacionais internos à própria OIKOS quem mais cria capital social.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9308
ISBN: 978-989-98660-0-3
Type: article
Appears in Collections:GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Abstract.pdf7.58 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois