Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9304

Title: Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica
Authors: Rego, Conceição
Baltazar, Maria da Saudade
Caleiro, António
Keywords: Coesão Social
Educação Superior
Políticas europeias para a região euro- mediterrânica
Redes Mediterrânicas de Universidades
Sociedade civil
Issue Date: Jul-2013
Publisher: APDR/Principia
Citation: Rego, Conceição; Baltazar, Saudade; Caleiro, António (2013), “Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica”, Livro de Actas do 19.º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, APDR, Angra do Heroísmo, pp. 784-795
Abstract: O nível de educação que caracteriza a população de um determinado país está intrinsecamente ligado ao seu nível de desenvolvimento económico e social, de tal forma que existem correlações positivas geralmente significativas entre esses fatores. Alcançar maiores níveis de desenvolvimento dos países e regiões tem exigido a capacidade das estruturas económicas e sociais se tornarem mais competitivas e mais coesas. Os objectivos europeus associados à coesão tornaram-se mais relevantes ao nível do Tratado da União Europeia, assinado em 1992. Mais recentemente, em 2008 e 2009, o debate em torno da questão da coesão foi relançado com a discussão pública acerca do Livro Verde sobre a Coesão Territorial (Comissão Europeia, 2008). Este documento chama a atenção para a perspectiva de coesão territorial e social. De salientar também que a política da UE para os países do Mediterrâneo corresponde ao chamado Processo de Barcelona ou parceria Euro-Mediterrânica. Destina-se a reforçar as relações entre a UE e os países parceiros favorecendo, ao mesmo tempo, o fortalecimento das relações entre os próprios países mediterrânicos. A Política Europeia de Vizinhança (PEV), lançada em 2003, no contexto do alargamento da União Europeia, foi concebida como um novo quadro para as relações entre a Comunidade e os países vizinhos do Leste, com base em compromissos mútuos já existentes, mas permitindo um grau de integração económica e um relacionamento político mais profundo. A PEV pretende suportar as formas de vizinhanças com base na parceria e na comunhão de valores políticos e económicos. Neste processo, não se pode negligenciar o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na construção de um ambiente mais propício para melhorar o desenvolvimento e coesão nos países e regiões. Na realidade, a região euro-mediterrânica caracteriza-se por muitos exemplos em que a sua capacidade de estabelecer ligações para buscar formas de ação que não se limitam a uma dimensão local ou nacional. Neste trabalho, pretende-se atingir os seguintes objetivos: i) verificar como as IES compõem redes universitárias destinadas a facilitar a mobilidade e o intercâmbio de pessoas e recursos culturais, com o objetivo final de promover a pesquisa interdisciplinar e o ensino universitário; ii) verificar a existência de alguma evidência sobre os efeitos dessas redes das sociedades civis do Mediterrâneo na promoção da equidade, a coesão social e da cidadania ativa.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9304
ISBN: 978­989-96353-8-8
Type: article
Appears in Collections:ECN - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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