Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9242

Title: Um outro olhar sobre os dados de PISA: caracterização dos alunos com níveis de proficiência elevados na área da incerteza
Authors: Barbosa, Sónia
Infante, Paulo
Editors: Maia, Manuela
Campos, Pedro
Silva, Pedro Duarte
Keywords: Teste de PISA
Literacia matemática
Incerteza
Regressão Logística
Issue Date: 2013
Publisher: SPE
Citation: Barbosa, S.; Infante, P. (2013). Um outro olhar sobre os dados de PISA: caracterização dos alunos com níveis de proficiência elevados na área da incerteza, in Estatística Novos Desenvolvimentos e Inspirações (Eds. Maia, M., Campos, P. e Duarte Silva, P.), Edições SPE, pp. 67-80.
Abstract: O Projeto PISA tem como objetivo avaliar a capacidade dos jovens de 15 anos no uso dos seus conhecimentos, de forma a enfrentarem os desafios da vida real. Na matemática, a literacia é definida como a capacidade de um aluno identificar e compreender o papel da disciplina no desempenho do mundo, de fazer julgamentos bem fundamentados enquanto cidadão construtivo, preocupado e reflexivo. Assim, é proposto ao aluno a resolução de itens de diferentes níveis de dificuldade, originando uma escala de 6 níveis de proficiência (1 a 6, sendo o nível 1 o mais baixo) em quatro grandes áreas. Neste trabalho, recorrendo aos dados dos questionários de alunos e pais do estudo de PISA 2009, procuramos caracterizar os alunos com nível de proficiência 5 na área da incerteza. Em particular, recorrendo à regressão logística, procuramos identificar as variáveis destes questionários que são potenciadoras ou penalizadores do desempenho dos alunos nesta área.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9242
Type: article
Appears in Collections:MAT - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CIMA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
SBPI_spe2012_Final.pdf66.76 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois