Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9197

Title: Relações Tectonoestratigráficas e Fronteiras entre as Zonas Centro-Ibérica e Ossa-Morena do Terreno Ibérico e o Terreno Finisterra
Authors: Ribeiro, António
Romão, José
Munhá, José
Rodrigues, José
Pereira, Eurico
Mateus, António
Araújo, Alexandre
Editors: Dias, Rui
Araújo, Alexandre
Terrinha, Pedro
Kullberg, José Carlos
Keywords: Ciclo Varisco
Sutura
Ibéria
Avalónia
Finisterra
Zona de cisalhamento Tomar-Badajoz-Córdova
Falha Porto-Tomar-Ferreira do Alentejo
Issue Date: 2013
Publisher: Escolar Editora
Citation: Ribeiro, A.; Romão, J.; Munhá, J.; Rodrigues, J.; Pereira, E.; Mateus, A,; Araújo, A. (2013). Relações Tectonoestratigráficas e Fronteiras entre as Zonas Centro-Ibérica e Ossa-Morena do Terreno Ibérico e o Terreno Finisterra, in Geologia de Portugal, Vol. I, Geologia Pré-mesozóica de Portugal, R. Dias, A. Araújo, P. Terrinha e J. C. Kullberg (Eds.), Escolar Editora, pp. 439-481.
Abstract: A evolução geodinâmica dos Variscidas Ibéricos permite explicar a tectónica deste orógeno no oeste e sudoeste da Ibéria, pela interacção entre três placas ou terrenos: Avalónia, Finisterra e Ibéria. A placa Ibéria pode ser subdividida em duas unidades geotectónicas, Zona Centro-Ibérica e Zona Ossa-Morena, separadas pela zona de cisalhamento Tomar-Badajoz-Córdova, a qual corresponde a uma sutura Cadomiana retomada como estrutura em flor transpressiva esquerda, durante o ciclo Varisco. A sutura sudoeste Ibérica coloca a Zona Ossa-Morena do Terreno Ibérico sobre o Terreno Sul-Português, sendo este último correlacionado com a placa Avalónia. A falha transformante direita de Porto-Tomar-Ferreira do Alentejo conecta a sutura sudoeste Ibérica com a sutura noroeste Ibérica, durante o Ciclo Varisco. Entre Tomar e Porto esta falha separa a Zona Centro-Ibérica (Terreno Ibérico) de uma placa a W que foi designada Finisterra (Romão et al., 2006); entre Tomar e Ferreira do Alentejo, ela estabelece o contacto entre a Zona Ossa-Morena (Terreno Ibérico) a E e o Terreno Sul Português (Placa Avalónia) a W. Esta distribuição espacial demonstra que a zona de cisalhamento Porto- -Tomar-Ferreira do Alentejo desloca a sutura por colisão continental entre as placas Ibéria e Avalónia. O prolongamento da fronteira de placa a N do Porto é inferido com base na cine- mática direita e nos dados geofísicos disponíveis para a plataforma continental. Do ponto de vista geodinâmico e à escala continental, sugere-se a existência de dois pontos triplos: o primeiro, a N, na junção Avalónia-Armórica-Ibéria; o segundo, a S, na junção Finisterra-Ibéria-Avalónia. Entre os pontos triplos, a transformante separa a Avalónia da Ibéria, pelo que nunca terá havido continuidade entre a Armórica e Finisterra, que são assim placas distintas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9197
ISBN: 978-972-592-364-1
Type: bookPart
Appears in Collections:GEO - Publicações - Capítulos de Livros
CGE - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
II_1_9_Relações tectonoestratigráficas e fronteiras entras as zonas Centro-Ibérica e Ossa-Morena (A_Ribeiro et al).pdf4.27 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois