Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8836

Title: Tutoria: perspetiva de estudantes e professores de enfermagem
Authors: Sim-Sim, Maria Margarida
Marques, Maria do Ceu
Frade, Maria dos Anjos
Chora, Maria Antónia
Editors: Roldán, Emma
Keywords: Educação superior
tutoria
precetoria
estudantes de enfermagem
Issue Date: 2013
Citation: Sim-Sim, Maria-Margarida; Marques, Maria-do-Ceu; Frade, Maria-dos-Anjos & Chora, Maria-Antónia
Abstract: Com o objectivo de avaliar o processo de tutoria, descreve-se a percepção dos estudantes e docentes da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus (ESESJD) da Universidade de Évora (UÉ) em Portugal. Aplicaram-se questionários de auto-preenchimento a 146 discentes e 19 docentes. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal. Os resultados indicam que globalmente, os estudantes percebem a tutoria como um recurso positivo, reconhecem no tutor, um orientador válido no percurso de formação, que está disponível e é amigável. Os docentes identificam-se como figuras de recurso e procuram responder às necessidades dos estudantes. Como problemas principais dos estudantes, emergem a adaptação ao ritmo e gestão das tarefas académicas. Na perspectiva dos professores, a tutoria trouxe benefícios. Concluem ambos os grupos que o regime deve ser facultativo e apontam dois episódios semestrais como os necessários/suficientes.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8836
Type: article
Appears in Collections:ENF - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tutoria-Publicado.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois