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http://hdl.handle.net/10174/8443
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Title: | Educação e Fecundidade em Portugal: As diferenças nos níveis de educação influenciam as taxas de fecundidade? |
Authors: | Mendes, Maria Filomena Rego, Conceição Caleiro, António |
Keywords: | Desenvolvimento económico Desigualdades de rendimento Diferenças nos níveis de educação Fecundidade Portugal |
Issue Date: | 2006 |
Citation: | Mendes, M.F., C. Rego e A. Caleiro (2006),Educação e Fecundidade em Portugal: As diferenças nos níveis de educação influenciam as taxas de fecundidade?, Documento de Trabalho nº 2006/10, Universidade de Évora, Departamento de Economia. |
Abstract: | O aumento nos níveis de produto e de rendimento é uma condição fundamental para a promoção do desenvolvimento económico, nos países e nas regiões. Ceteris paribus, níveis de rendimento mais elevados permitem que as famílias possam usufruir de níveis de rendimento disponível também mais elevados e, consequentemente, melhorar o seu nível de bem-estar. A teoria do capital humano mostra-nos, a nível territorial, a estreita relação entre o aumento da riqueza e os níveis de qualificação da população. Níveis elevados nestas variáveis – rendimento e habilitações escolares – traduzem-se, pelo menos nos países da Europa, em níveis também maiores de riqueza. Por outro lado, sabemos que os territórios não poderão promover processos sustentados de desenvolvimento económico e social, particularmente em termos inter-geracionais, se o número de filhos que cada família tem for insuficiente para garantir a substituição de gerações. Portugal é um dos países europeus com mais baixos níveis de rendimento (apenas 68.7% do PIB per capita em 2003), baixos níveis de qualificação no mercado de trabalho (cerca de 40% da população activa, em 2002, não tinha qualquer nível de instrução ou tinha apenas o 1º ciclo do ensino básico) e, simultaneamente com reduzidos níveis de fecundidade (em média, 1.4 filhos por mulher, em 2004). Efectivamente, este cenário coloca sérios desafios a Portugal, no que respeita à melhoria do comportamento destas variáveis. Assim, com esta comunicação propomo-nos, a partir de dados estatísticos para os concelhos de Portugal continental, analisar a existência de inter-relações entre as diferenças nos níveis de educação – particularmente das mulheres – e o número médio de filhos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8443 |
Type: | workingPaper |
Appears in Collections: | ECN - Working Papers (RePEc)
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